Brasil Open diz que não há negociações para ter Nadal em 2013

Heptacampeão de Roland Garros já atuou no Brasil em 2005 e confirmou presença em Acapulco em 2013. Foto: Getty Images

Heptacampeão de Roland Garros já atuou no Brasil em 2005 e confirmou presença em Acapulco em 2013

A possibilidade de Rafael Nadal disputar o Brasil Open de 2013, pelo menos por enquanto, está longe de se tornar realidade. Segundo informou ao Terraa assessoria da Koch Tavares, promotora do evento, não há nenhum contato em andamento para que o tenista espanhol dispute o torneio a ser realizado em São Paulo de 11 a 17 de fevereiro do ano que vem.

Na última quarta-feira, a organização do ATP 500 de Acapulco confirmou a presença de Nadal no torneio mexicano em 2013. O campeonato será realizado entre 25 de fevereiro e 3 de março e é um dos quatro que formam a gira latino-americana de saibro, que inclui ainda o ATP 250 de Viña del Mar, o ATP 250 de São Paulo e o ATP 250 de Buenos Aires, em semanas subsequentes a partir de 4 de fevereiro.

No último dia 5, o técnico e tio de Rafael, Toni Nadal, esteve na capital paulista para promover uma clínica a treinadores. Na ocasião, ele afirmou que havia a possibilidade de o sobrinho atuar em Acapulco devido à intenção de aumentar o número de competições no saibro, piso menos prejudicial ao físico do atleta na comparação com as quadras duras.

Toni ainda disse que o sobrinho estudava a hipótese de prolongar a estada na América Latina em 2013, competindo no Brasil Open, cuja organização nega que qualquer tipo de negociação nesse sentido tenha sido iniciada.

Único evento de nível ATP realizado no País atualmente, o Brasil Open foi organizado de 2001 a 2011 na Costa do Sauípe, mudando-se então para São Paulo. Disputado pela última vez em fevereiro deste ano, o torneio teve como principal cabeça de chave o espanhol Nicolás Almagro, então 11º colocado do ranking mundial, e anunciou a meta de contar com pelo menos um integrante do top 10 para 2013.

Ex-número 1 do mundo e atualmente o 4, Nadal atuou na Bahia uma única vez, em fevereiro de 2005, vencendo a competição com uma vitória sobre o compatriota Alberto Martín na final. Uma semana depois, ele conquistaria também o evento de Acapulco, em decisão diante do espanhol Albert Montañés; duas semanas antes, havia sido eliminado pelo argentino Gastón Gaudio nas quartas de final em Buenos Aires.

Nadal, 26 anos, está afastado das quadras desde 28 de junho, quando perdeu para o checo Lukas Rosol na segunda rodada de Wimbledon. Ele sofre com uma inflamação no tendão patelar do joelho esquerdo (síndrome de Hoffa) e disse neste mês que é improvável voltar a jogar neste ano, podendo retornar somente em 2013.

O espanhol ainda não divulgou o calendário completo para a próxima temporada, mas já confirmou a intenção de atuar mais no saibro, piso no qual foi heptacampeão em Roland Garros, com a presença em Acapulco. Será a primeira vez que ele atuará como profissional na América Latina desde aquela viagem de 2005.

Terra

Comentários