Caixa quer financiar clubes, mas esbarra em falta de garantias

Caixa anunciou recentemente parceria com o Corinthians. Foto: Terra

Caixa anunciou recentemente parceria com o Corinthians

Depois de passar a patrocinar clubes, entre os quais o Corinthians, a Caixa Econômica Federal deseja ampliar seus negócios relacionados ao futebol. A instituição financeira quer incrementar a concessão de crédito para os clubes, mas esbarra num mercado bastante restrito. A maior parte dos times de futebol não tem certidões negativas necessárias para a aprovação de um empréstimo, e isso limita o raio de ação da Caixa, aponta o gerente regional do banco no Rio, Sergio Sales.

"Liberamos financiamento para os clubes desde 2007. Os recursos podem ser destinados ao capital de giro, melhorias em infraestrutura. Mas a realidade é que poucos clubes têm condições de serem beneficiados com um empréstimo nosso, já que muitos têm dívidas com a própria União", afirmou Sales, após realizar palestra na Soccerex, feira ligada a negócios no futebol, que termina nesta quarta-feira, no Rio.

Sales destaca que existe apenas um caminho para os clubes: a profissionalização. Segundo ele, deve ser praxe para as instituições esportivas a publicação de balanços periódicos, relatórios financeiros e comunicados acerca da ações empreendidas. Ou seja, dar satisfação à sociedade, e, especialmente, aos torcedores de cada time.

"É preciso dar ciência à sociedade do que está acontecendo. Os clubes necessitam de profissionalização", observou Sales, que evitou informar números relativos às operações já feitas com os clubes. "São dados sigilosos", justificou.

Atualmente, pontua o representante do banco, não existe segurança para se emprestar qualquer quantia à maioria dos clubes. Sales lembra que não se pode emprestar sem ter certeza do cenário que se encontrará daqui a alguns anos. "Para quem estou emprestando? Não se pode financiar sem saber quem vai estar comandando aquele clube daqui a quatro, cinco anos. Qual a governança daquela instituição? É preciso ter um alicerce forte", ressaltou.

Uma saída, segundo Sales, seria os clubes buscarem parcerias com empresas privadas, como grandes construtoras. Expediente que o Corinthians utilizou para construir o estádio em Itaquera, que vai sediar o jogo de abertura da Copa 2014.

Recentemente, a Caixa passou a estampar sua marca na camisa do Corinthians. O acordo com o clube prevê o pagamento de R$ 31 milhões por ano para ser o principal patrocinador da camisa do clube mais popular de São Paulo. O banco ainda patrocina outros quatro clubes, como Atlético-PR, e negocia com outros times, como Bahia e Vitória.

Historicamente, a Caixa Econômica Federal sempre foi a grande financiadora da habitação no país. Nos últimos anos, no entanto, o banco tem diversificado bastante seus negócios, ampliando a concessão de crédito para outros setores, especialmente os ligados à infraestrutura. O setor de petróleo e gás é um exemplo disso, com volumes significativos sendo liberados para empresas do setor, dentre as quais a Petrobras, principal companhia do país.

A intenção agora é incrementar os negócios com o futebol. Esse processo já começou com a liberação de recursos para obras ligadas à Copa, como projetos de mobilidade urbana em São Paulo e Natal, cujos empréstimos foram aprovados pelo banco.

Terra

Comentários