Zidane faz campanha contra Mourinho e indica Marcello Lippi ao Real

Florentino Perez está sofrendo pressão nos bastidores por conta da crise com o técnico José Mourinho Foto: EFE

Florentino Perez está sofrendo pressão nos bastidores por conta da crise com o técnico José Mourinho

Colocar o capitão Iker Casillas na reserva, ver o Real Madrid ser derrotado pelo Málaga no Campeonato Espanhol e ficar 12 pontos atrás do arquirrival Barcelona foram os últimos capítulos da crise de José Mourinho no clube espanhol. Sua presença cada vez mais contestada, por enquanto, será mantida pelo presidente Florentino Pérez, de quem tem apoio incondicional. Mas segundo o jornal El País, há gente cada vez mais influente fazendo campanha contra, incluindo o ex-jogador Zinedine Zidane.

A publicação analisa que há dois fatores que impedem Florentino Pérez de suavizar a crise com a demissão de Mourinho. O primeiro deles é a ideia de admitir o erro, o que perante os sócios não seria bom, já que o dirigente deu mais poderes ao português do que a qualquer outro técnico na história centenária do Real Madrid. O outro ponto é a multa rescisória contratual, de 20 milhões de euros (R$ 55 milhões), que poderia comprometer contratações para a próxima temporada.

Os problemas de Mourinho no vestiário do Real Madrid, com o plantel rachado, são amplamente conhecidos nos bastidores, e é por isso que Zinedine Zidane e outros notáveis têm aconselhado Pérez a mandar embora o português. Um dos argumentos usados é histórico: quando o Chelsea despediu Mourinho em 2008, o desconhecido Avram Grant assumiu o comando e levou o time à final da Liga dos Campeões. Correr riscos e tomar decisões fazem parte da função do presidente, e é necessário tomar uma atitude, de acordo com o El País.

A publicação ainda ressalta que Zidane foi ainda mais longe, chegando a sugerir Marcello Lippi, campeão mundial com a Itália vencendo a França do próprio Zidane na final de 2006, na Alemanha, como substituto. Um dos trunfos dele seria o fato de ter a fama de conseguir sucesso em competições de mata-mata – chegou a quatro finais de Liga dos Campeões, vencendo uma com a Juventus, em 1996. Com as chances de título espanhol quase nulas, seria uma boa saída para o Real Madrid.

Florentino Pérez teria considerado os conselhos de Zidane e pesquisado sobre o assunto, mas a contratação de Lippi seria extremamente complicada e cara. Atualmente, ele é um dos técnicos mais bem pagos do mundo, à frente do Guangzhou Evergrande, time chinês no qual joga o argentino Dario Conca, o paraguaio Lucas Barrios e os brasileiros Muriqui e Elkeson. No entanto, a campanha contra Mourinho deve continuar nos bastidores do time madrileno.

Terra

Comentários