Após briga, Justiça impede gremistas de assistir aos jogos no estádio

Policiais retiram restos de paus que estavam nos arredores do Olímpico Foto: Daniel Favero / Terra

Policiais retiram restos de paus que estavam nos arredores do Olímpico

Os torcedores que participaram das brigas antes da derrota do Grêmio, nesta quinta-feira, para o Canoas, estão proibidos de assistir aos jogos do clube gaúcho em Porto Alegre. Terão de se apresentar à delegacia duas horas antes e só serão liberados duas horas depois de qualquer partida, seja no Estádio Olímpico ou na Arena.

Foram dois conflitos diferentes nos momentos que antecederam a partida. Na primeira briga, seis torcedores foram detidos pela polícia, que teve uma soldada ferida na mão. Durante seis meses, eles terão que se apresentar à Delegacia de Polícia em dias de jogos do Grêmio, duas horas antes da partida, e só serão liberados duas horas após o término.

Já o segundo caso teve bem mais envolvidos. Foi uma briga generalizada, em frente ao Portão 10, o da Geral do Grêmio. Foram mais 26 presos. Estes irão ter de se apresentar duas horas antes das partidas no 1º Batalhão da Brigada Militar e serão liberados apenas duas horas depois. Os 17 torcedores que já tinham antecedentes criminais também ficarão impossibilitados de irem aos jogos e responderão em processo.

"A medida é profilática, porque vai retirar dos jogos as principais lideranças negativas dessas torcidas. Nosso objetivo é pacificar os estádios", disse o Juiz Marco Aurélio Martins Xavier.

As audiências no Juizado Especial Criminal foram até as 2h. Depois da partida, o presidente Fábio Koff concedeu entrevista e criticou a postura de tais torcedores. Disse que não mereciam estar no estádio e que não eram torcedores, apenas 'pessoas marginalizadas'. Prometeu ações contundentes do próprio clube sobre o assunto.

Além disso, a torcida do Grêmio já seria punida pela polícia, por conta da briga na inauguração da Arena. Tanto nesta quinta, quanto no domingo e também na quarta-feira, na Arena, pela Libertadores, a Geral não contará com seus instrumentos e suas faixas. Um 'desfalque' importante, já que Luxemburgo pediu um clima 'de Bombonera' para o jogo de volta com a LDU.

Terra

Comentários