Na Li sofre com tombos e contusão, Azarenka vence e é bi na Austrália

Número 1 do mundo, Victoria Azarenka teve que superar paralisações e se manter focada para vencer Na Li Foto:  / AP

Número 1 do mundo, Victoria Azarenka teve que superar paralisações e se manter focada para vencer Na Li

Em um jogo marcado por diversas paralisações e por dois tombos graves de Na Li durante a partida, a bielorrussa Victoria Azarenka acabou levando a melhor sobre a chinesa, virando o placar e vencendo a final do Aberto da Austrália por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Com o bicampeonato no primeiro Grand Slam da temporada, Azarenka se manteve na liderança do ranking da WTA, posto que seria tomado por Serena Williams em caso de derrota da número 1 do mundo na decisão.

A bielorrussa abre ainda uma vantagem maior no confronto contra a adversária da final: são 6 vitórias sobre 4 de Na Li. A número um do ranking Mundial ganhou os últimos cinco jogos entre ambas. Esta, porém, é a primeira vitória de Azarenka sobre a rival em um torneio de Grand Slam. A chinesa havia vencido dois confrontos em 2011, no Aberto da Austrália e em Roland Garros.

O jogo deste sábado teve três paralisações longas que, no total, somaram quase 30 minutos. Dois deles causados por quedas feias de na Li na quadra. Na primeira vez, quando perdia o segundo set por 3 a 1, a tenista chinesa virou o pé esquerdo não conseguindo apoiá-lo no chão ao se levantar.

No segundo tombo, no início do terceiro set, a número 6 do mundo além de virar novamente o mesmo pé, ainda bateu com a cabeça no chão, assustando os torcedores e os médicos que atendem o Aberto da Austrália. Apesar das duas contusões, Na Li se mostrou persistente e voltou para quadra, jogando em alto nível.

A terceira paralisação, a mais longa de todas, durou quase 10 minutos e foi causada por uma série de fogos de artifício soltados por conta do Dia Nacional Australiano. Com a bola rolando em quadra, o jogo começou com as duas tenistas bastante instáveis e com um duelo marcado mais pelas quebras de saque. A partir do sexto game, Na Li conseguiu se impor em quadra e dominou o set, chegando a abrir 5/2. Azarenka ainda ameaçou, mas não conseguiu impedir que a chinesa fechasse a primeira parcial em 6/4.

No segundo set, Azarenka voltou melhor e se aproveitou das falhas de Na Li, que ao todo cometeu 57 erros não forçados na partida. A bielorrussa, mesmo assim, não conquistou o set de forma fácil, sendo ameçada pela chinesa na final da parcial, que acabou com vitória da número 1 do mundo por 6/4.

No terceiro set, que foi o mais conturbado por conta da contusão de Na Li e dos fogos de artifício, Azarenka teve que manter a cabeça no lugar para manter o foco na partida. A tenista bielorrussa quase teve seu saque quebrado quando vencia por 4/3, mas conseguiu reverter break points e confirmar seu serviço.

Em seguida, acabou quebrando o saque de Na Li para fechar a partida em 6/3. A vencedora chorou muito ao acabar o duelo. O mesmo acabou acontecendo com a chinesa, que ficou se lamentando sozinha por não ter conseguido levar a vitória, em uma partida em que mostrou muita superação.

Terra

Comentários