Após fiasco olímpico, CBB confirma Zanon como novo técnico da seleção feminina















Luiz Zanon, novo técnico da seleção feminina de basquete, posa ao lado de Vanderlei Mazzuchini, diretor técnico da CBB

A seleção brasileira feminina de basquete, dona de um dos maiores fiascos olímpicos do país em Londres-2012, tem novo técnico: a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) anunciou na manhã desta quinta-feira que Luiz Augusto Zanon, atual técnico da equipe de Americana, é o novo comandante da equipe.

Com Americana, Zanon está na final da Liga Nacional, na qual enfrentará o Sport. Zanon e sua equipe são os atuais campeões do torneio. Aos 49 anos, ele dirigirá pela primeira vez uma seleção brasileira - nunca passou nem pelas equipes de base.

Zanon substituirá Luiz Cláudio Tarallo, responsável por comandar a seleção nas Olimpíadas de Londres, em que a equipe não passou da primeira fase, terminando em 9°, com apenas uma vitória, na última rodada, quando já estava eliminada. Além disso, passou o vexame de levar apenas 11 atletas para o torneio - seriam 12, mas Iziane foi cortada antes da competição por indisciplina (levou um namorado para a concentração).

Na teoria, Zanon será o responsável por formar e comandar a seleção brasileira que estará no Rio-2016. Em 2013, o principal objetivo é garantir a vaga no Mundial de 2014, via Sul-Americano.

Além disso, terá que renovar a seleção: em 2012, o Brasil levou para as Olimpíadas uma equipe de veteranas, em que cinco jogadoras tinham 30 ou mais anos. Sem base, a principal aposta deverá ser em Damiris (20 anos), que foi titular em Londres e eleita melhor jogadora do Mundial sub-19 de 2011.

"Temos um trabalho árduo pela frente e todas as condições para colocar novamente o Brasil entre os quatro melhores do mundo. É um desafio que vamos conseguir vencer", afirmou Zanon, para o site da CBB.

UOL Esporte

Comentários