Luciano do Valle revela AVC e diz que teve de reaprender a falar

Luciano do Valle concede entrevista no programa Canal Livre, da Band

Luciano do Valle concede entrevista no programa Canal Livre, da Band

Demorou mais de um ano, mas finalmente veio a público o real motivo que levou Luciano do Valle a ser afastado durante algumas semanas da Band no início de 2012. Em entrevista ao Canal Livre do último domingo, o veterano narrador revelou que sofreu um AVC em janeiro do ano passado e que, após um retorno breve e mal-sucedido às telas, precisou fazer um tratamento que incluiu até sessões de fonoaudiologia para reaprender a falar.

"Eu tive um AVC", resumiu Luciano ao ser questionado sobre o que aconteceu naquele fatídico 5 de fevereiro de 2012, quando o narrador teve, provavelmente, sua pior transmissão em 50 anos de carreira. Na ocasião, em um clássico entre Santos e Palmeiras pelo Campeonato Paulista, Luciano do Valle cometeu inúmeras gafes, trocou os nomes dos times e dos jogadores, recebeu correções até do comentarista Neto e foi motivo de piada entre os telespectadores.

"Eu tive um problema muito sério, tive um problema de um AVC. Eu quis voltar o mais rápido possível depois de sair do hospital, e aí fui fazer esse jogo em Presidente Prudente. E aí puxei por aquilo que estou acostumado, pela mecânica da transmissão, e ela não veio. Aí tive que ficar fora mais um tempo e começar tudo de novo. Fui para a fono, porque afetou exatamente a voz", detalhou o narrador, explicando que a possibilidade de fazer transmissões ruins após o acidente vascular lhe preocupavam. "Tenho o orgulho de começar minha carreira há 50 anos atrás. Então você não pode encerrar dessa maneira" (confira abaixo o trecho completo em que Luciano revelou seu problema).

No ano passado, o AVC de Luciano do Valle não foi revelado. A Band confirmou que ele estava afastado por questões médicas, mas o real motivo nunca foi explicado. Especulou-se que o narrador estivesse sofrendo de problemas psíquicos e até síndrome do pânico. A dispensa o tirou das transmissões da emissora por sete semanas.

Em julho, Luciano voltou a passar por problemas médicos, mas desta vez menos graves. Submetido a uma cirurgia na bexiga, o narrador teve de ser cortado da cobertura do Bandsports dos Jogos Olímpicos de Londres.

Prestes a fazer 70 anos (no próximo mês de julho), Luciano do Valle acaba de completar meio século de carreira, o que tem lhe rendido homenagens na Band, dentre as quais a entrevista para o Canal Livre. Além da emissora paulista, o campineiro também já trabalhou em canais como Globo e Record.

UOL Esporte

Comentários