Novo palco principal do RJ, Raulino tem pedido de interdição parcial


























Rachadura no Raulino de Oliveira. Ao fundo, casal de torcedores


A solução pode virar um novo problema. Alternativa para a interdição do Engenhão, o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, será o palco de clássicos, semifinais e finais no Campeonato Carioca, segundo divulgou a Federação de Futebol do Rio nessa quarta-feira. O problema é que, assim como o estádio da capital, o Raulino também tem problemas estruturais, e sua lotação poderia causar riscos aos torcedores. Uma das saídas seria a diminuição de 15% da capacidade.

O GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao último laudo de engenharia da secretaria municipal de Planejamento, elaborado em 14 de janeiro deste ano, que apontou que a estrutura de um dos setores da arquibancada está comprometida devido a uma rachadura de seis metros, o que coloca em risco a integridade física dos torcedores. A interdição do espaço foi recomendada. No entanto, na vitória do Flamengo sobre o Bangu, na noite da última quarta-feira, a área foi utilizada pelos rubro-negros normalmente. O Raulino tem capacidade para receber 20.255 pessoas. Em caso de fechamento parcial, seriam vetados cerca de 3.040 lugares.

“Recomendamos, o mais urgente, interdição imediata do acesso N às arquibancadas. Bem como, a também interdição de um trecho de aproximadamente 20 metros para cada lado do citado acesso, proibindo-se a ocupação neste trecho (...). As anomalias encontradas são classificadas pela Norma de Inspeção Predial Ibape/SP – 2011, item 12.1.1, como Endógenas (que se formam no interior), e o grau de risco como Crítico, item 13.1”, diz um dos trechos do documento de quatro páginas.

Nenhuma providência foi tomada. Com base nas informações do laudo, a Ferj poderia solicitar a qualquer momento a interdição parcial ou até total do Raulino até que as falhas fossem corrigidas. Porém, os jogos do estadual têm sido realizados sem fiscalização no local.


A inspeção mais recente apontou um resumo de anomalias constatadas em 12 de abril de 2012. A vistoria de janeiro, nove meses depois, mostrou que nenhuma providência havia sido tomada. No laudo, um item cita rachaduras na laje de acesso às arquibancadas.

“Em observação ao problema, nota-se que no ponto de encontro das lajes e piso há diferença no grau de inclinação, sito no local onde se encontra o acesso às arquibancadas (acesso azul, sala no depósito nº 6). Neste local houve o esmagamento da estrutura de concreto armado existente, causando rachadura no encontro das duas lajes, que se apoiam sobre a viga metálica de sustentação da estrutura (...). Por baixo do piso nota-se que uma das lajes está perdendo o seu ponto de apoio, devido à ruptura do concreto no local, e que se observa o seu prolongamento a extensão aproximada de seis metros”, aponta outro trecho.

















Marcação na foto acima mostra o acesso N à arquibancada

A análise dos engenheiros destaca ainda que é necessário um reforço estrutural, já que as condições oferecem riscos, e diz que existem outros pontos de futuras falhas.

“Por considerar uma situação grave devido à destinação específica de suportar cargas dinâmicas móveis de pessoas (torcedores) causando forte impacto na estrutura (em dias de jogos). Há a necessidade que se monte um esforço estrutural na parte inferior desta laje de modo a aumentar o seu apoio, evitando-se assim o rompimento total do encontro das estruturas das lajes pelo colapso total devido à ruptura da estrutura (...) a existência de novos focos de possível ruptura da estrutura, similar ao que está ocorrendo nesta seção da arquibancada”.

Ainda de acordo com o documento, os problemas do estádio Raulino de Oliveira ultrapassam as rachaduras no setor de arquibancadas. Também foram constatados pelos técnicos da prefeitura: vazamento nas Academias da Vida e Musculação provocado pela chuva, trinca na alvenaria do túnel central e afundamento no piso do corredor B. Além dessas questões, que foram apontadas pela vistoria de engenheira do ano passado, o laudo de 14 de janeiro decreta:

“Deverão ser tomadas medidas em caráter de urgência, até para que se garanta a segurança dos usuários”.

Globo Esporte

Comentários