Arnold Classics promove homenagem histórica a 11 Mestres de Artes Marciais

Todos os homenageados foram muito aplaudidos durante o evento

Todos os homenageados foram muito aplaudidos durante o evento

A feira Arnold Classics realizou neste sábado uma bela homenagem a 11 grandes mestres das Artes Marciais. A cerimônia idealizada por Francisco Baioneta, Alexandre Esteves e Flávio Almendra emocionou ao público presente, que aplaudiu efusivamente cada vez que um dos mestres era convidado ao centro do Dojo para assistir a um vídeo sobre sua vida projetado num telão. Os mestres homenageados foram Adélio Mendes (Aikido), Cláudio Coelho (Boxe), Camisa (Capoeira), Shigeru Yamasaki (Judô), João Alberto Barreto (Jiu-Jitsu), Ugo Arrigone (Karatê), Kobi Lichenstein (Krav-Maga), Roberto Leitão (Luta Livre), Narany (Muay Thai) e Yong Min Kim (Taekwondo).

Após assistir os vídeos com suas histórias, os mestres receberam placas das mãos de seus discípulos. No caso de Yamazaki e Leitão, das mãos dos filhos, Mario (árbitro do UFC) e Roberto Leitão (dirigente da Confederação de Luta Olímpica).

"É com muita emoção que entrego esta placa ao meu pai", disse Yamasaki, após o pai relembrar dos treinos que deu com os japoneses Kato e Kimura, antes de enfrentarem o mestre Hélio Gracie.

Claudio Coelho, que recebeu a placa das mãos de uma aluna, a jornalista Ana Hissa, fez questão de ressaltar a importância de seu trabalho na integração favela-asfalto. Já Narany lembrou de Luiz Alves e Flávio Molina, cujo filho Marcelo também estava presente à cerimônia. Mestre Narany lembrou ainda da importância de outro homenageado no desenvolvimento do Muay Thai brasileiro, o mestre de Tae Kwon Do, Yon Min Kim, que ensinou a ele, Flávio e Luiz. Mestre Kim foi chamado na sequência e fez questão de agradecer muito ao reconhecimento "É uma honra e uma emoção muito grande estar sendo lembrado no meio de tantas lendas do esporte", disse o coreano com seu sotaque carregadíssimo.

Outro casca-grossa muito aplaudido foi o mestre Ugo Arrigoni que recebeu a placa das mãos de seu aluno Eduardo Santos, após assistir um vídeo com belos nocautes de seus tempos de competição.

Outro destaque da edição foi João Alberto Barreto, que fez questão de lembrar dos mestres Carlos e Hélio, “Recebo essa homenagem emocionado, porque lembro de Helio e Carlos, e sem eles não teria aprendido tudo que sei, como homem e atleta”, afirmou, recebendo muitos aplausos.

A Capoeira também foi lembrada por intermédio do Mestre Camisa, que recebeu a placa da mão de um casal de alunos que se conheceu treinando. O introdutor do Krav Maga no Brasil Kobi Lichenstein e o grande ícone do Aikido Adélio Mendes também foram muito aplaudidos.

Único ausente a cerimônia, o mestre do Kickboxing Paulo Zorelo foi representado por um aluno.

No final, Flávio Almendra fez questão de pedir aplausos aos idealizadores daquela antológica homenagem, Francisco Baioneta e Alexandre Esteves(Tatame). Baioneta, que escolheu os mestres e produziu todo o material de vídeo, chegou as lágrimas e acabou emocionando muita gente. Os mestres foram reunidos para uma foto em conjunto.

Uma pena que a feira não tenha colocado esta homenagem no cronograma oficial do evento. Num país sem memória como o Brasil, que valoriza os ídolos do presente e esquece os do passado, uma homenagem como esta merecia ter sido registrada por toda a grande mídia. Tomara que esta cerimônia se repita no ano que vem, desta vez no palco principal e com a merecida divulgação junto a toda mídia. Estas lendas das Artes Marciais merecem!

UOL Esporte

Comentários