Kobayashi testa Ferrari e é opção se Massa fracassar, dizem italianos

Vestido com cores da Ferrari, Kobayashi acompanhou de perto o Grande Prêmio de Mônaco, no último domingo Foto: Getty Images

Vestido com cores da Ferrari, Kobayashi acompanhou de perto o Grande Prêmio de Mônaco, no último domingo

Contratado pela Ferrari como piloto do Mundial de Endurance (WEC) pela equipe AF Corse, o japonês Kamui Kobayashi testou nesta segunda-feira um monoposto da companhia italiana na Fórmula 1 pela primeira vez. Ele guiou o modelo F10, do ano de 2010, no circuito de Fiorano, na Itália.

Segundo publica a revista italiana Autosprint, o teste era apenas preparatório para uma exibição que realizará nas ruas de Moscou, capital da Rússia, no dia 21 de julho. O carro usado foi o de 2010 porque o regulamento da F1 proíbe a realização de testes com os veículos da atual temporada.

O periódico ressalta que, embora a vaga de Felipe Massa na F1 esteja garantida até o fim deste ano, a escuderia italiana mantém Kobayashi em seu grupo de pilotos de exibições (ao lado do espanhol Marc Gené e dos italianos Davide Rigon e Giancarlo Fisichella) como uma boa opção caso o brasileiro não alcance os resultados esperados.

Após reagir com dois pódios no segundo semestre de 2012, Massa, 32 anos, teve o contrato renovado por um ano pela Ferrari. O piloto, que é titular da equipe desde 2006, ocupa a sétima posição do Mundial de Pilotos desta temporada, com 45 pontos. Terceiro colocado, Fernando Alonso soma 78 unidades. O espanhol tem vínculo assinado até 2016.

Kobayashi, 26 anos, estreou na F1 em 2008, pela Toyota, e defendeu a Sauber nos três anos seguintes. Substituído para 2013 pelo mexicano Esteban Gutiérrez, o japonês não esconde o sonho de substituir Massa no futuro, ainda segundo a revista.

“A primeira sensação foi de grande felicidade”, disse Kobayashi, sobre o teste feito em Fiorano. “Não foi difícil me readaptar. Será belíssimo voltar a guiar uma F1 por ocasião do evento em Moscou, para mim será uma estreia dupla: pela primeira vez no volante do carro vermelho e em uma cidade onde jamais estive”, completou.

No Mundial de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Kobayashi ocupa a quarta posição do campeonato, com 33 pontos em duas etapas disputadas neste ano. O líder é o brasileiro Bruno Senna, que coleciona 44 pontos pela Aston Martin.

Terra

Comentários