Nadal perde para 135º do mundo e cai pela 1ª vez na estreia em Grand Slams


Rafael Nadal lamenta erro na partida contra o belga Steve Darcis na estreia em Wimbledon

 

A rodada de abertura de Wimbledon contou com uma 'zebraça' na grama do All England Club. Diante do número 135 do ranking mundial, o espanhol Rafael Nadal perdeu para o belga Steve Darcis por 3 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-4), 7-6 (10-8) e 6-4, e acabou eliminado na estreia de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.

Dono de 12 títulos dos principais torneios da ATP, dois deles na grama londrina, Nadal nunca havia caído logo em seu primeiro jogo em Grand Slams. Os piores desempenhos do espanhol até então haviam ocorrido em derrotas na segunda rodada de Wimbledon (2005 e 2012) e Aberto dos Estados Unidos (2003 e 2004).

Nadal vinha de uma grande sequência positiva desde que voltou a jogar, após período afastado por lesão. Chegou à final dos nove torneios que disputou até então, sendo campeão em sete deles – entre eles Roland Garros.

A surpresa fica ainda maior devido ao adversário que conquistou a proeza de eliminar o número 5 do mundo. Com 29 anos, Darcis tem como melhor resultado em um Grand Slam a classificação para a terceira rodada de Roland Garros em 2011. Neste ano, caiu na estreia no Aberto da Austrália e no torneio francês.

Este é o segundo ano consecutivo que Nadal decepciona nos primeiros confrontos de Wimbledon. Em 2012, o espanhol também chegou ao Grand Slam inglês embalado pela conquista de Roland Garros, mas acabou eliminado na segunda rodada pelo tcheco Lukas Rosol.

Darcis não se intimidou diante do ex-número 1 do mundo e iniciou a partida dando muito trabalho ao espanhol. Sacando bem, o belga obteve sete aces, chegou a 25 bolas vencedoras contra 17 do adversário e, após uma quebra para cada lado, os tenistas chegaram empatados ao fim da parcial.

No 13º game, Nadal viu Darcis abrir boa vantagem e conquistar um triplo set point. O espanhol ainda conseguiu salvar uma das chances, mas o belga fechou a parcial logo em seguida por 7-6 (7-4) e abriu vantagem na partida.

O número 5 do mundo seguiu com dificuldades para impor seu jogo no segundo set contra um rival que pouco errou. Quando finalmente conseguiu uma quebra no 11º game, viu o rival superar seu serviço logo em seguida e levar novamente uma parcial para o desempate.

Mesmo cometendo uma dupla falta, novamente Darcis começou o tie-break melhor que Nadal e abriu três pontos de vantagem. O espanhol se recuperou, salvou quatro set points e ainda teve a chance de fechar a parcial em seguida. Mas o belga buscou novamente a vantagem no placar e, com um erro não forçado do número 5 do mundo, fez 7-6 (10-8).

Embalado, Darcis aproveitou o bom momento para superar o saque da Nadal logo no início do terceiro set. Nadal teve a chance de devolver a quebra no oitavo game, mas o belga conseguiu defender seu serviço e, errando menos que o espanhol, consolidou o resultado histórico ao fechar por 6-4 com um ace.

Terra

Comentários