Brasil terá até time rebaixado na Sul-Americana; veja quem disputará

São Paulo e mais oito equipes brasileiras disputam a Sul-Americana em busca de uma vaga na Copa Libertadores Foto: AFP

São Paulo e mais oito equipes brasileiras disputam a Sul-Americana em busca de uma vaga na Copa Libertadores

A mudança no formato da Copa do Brasil, estendendo a competição até o final do ano, provocou uma situação bem inusitada entre os brasileiros classificados para a Copa Sul-Americana. Rebaixado para a Série B em 2012 e eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, o Sport disputará a competição continental que garante uma vaga ao campeão na Copa Libertadores de 2014. 

O motivo da situação fora do comum ocorre porque as equipes que se classificaram para as oitavas da Copa do Brasil não poderão disputar a Copa Sul-Americana, pois os dois torneios acontecem nos dias em que não há rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, com times que poderiam jogar a Sul-Americana classificados para a Copa do Brasil, a CBF foi forçada a estender a lista de candidatos às vagas da Sul-Americana para times que conseguiram o acesso à Série A em 2012 e times que foram rebaixados para a Série B no ano passado.

Três dos times que tinham vaga na Sul-Americana foram eliminados da Copa do Brasil e seguem para a competição continental: Náutico, Coritiba e Ponte Preta. Como cinco das equipes que estavam classificadas para a Sul-Americana (Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional e Flamengo) avançaram às oitavas da Copa do Brasil, automaticamente foram retiradas da competição organizada pela Conmebol.

A ausência dos cinco abriu espaço para quem estava na "lista de espera" para entrar na competição. Os dois primeiros da relação eram Bahia e Portuguesa (15º e 16º da Série A do Brasileiro em 2012). Em seguida na lista vinham os quatro times que subiram para a Série A em 2013. Destes, Goiás e Atlético-PR seguem na Copa do Brasil e não disputarão a Sul-Americana. Os outros dois (Criciúma e Vitória) estarão no torneio continental. Ainda assim, faltava uma vaga. A CBF optou por privilegiar os times rebaixados da Série A em 2012. Por este motivo, o Sport entrou na competição.

VEJA A FILA DE EQUIPES DA CBF PARA A DISPUTA DA COPA SUL-AMERICANA. OS OITO PRIMEIROS TINHAM VAGA DIRETA AO TORNEIO E OS DEMAIS FORMAVAM A "LISTA DE ESPERA" (CLASSIFICADOS PARA O TORNEIO CONTINENTAL ESTÃO  EM NEGRITO):

1 - Botafogo (7º colocado da Série A em 2012)
Eliminou o Figueirense e avançou às oitavas da Copa do Brasil, sendo automaticamente excluído da disputa da Sul-Americana

2 - Santos (8º colocado da Série A em 2012)
Eliminou o CRAC-GO e avançou às oitavas da Copa do Brasil, sendo automaticamente excluído da disputa da Sul-Americana

3 - Cruzeiro (9º colocado da Série A em 2012)
Eliminou o Atlético-GO e avançou às oitavas da Copa do Brasil, sendo automaticamente excluído da disputa da Sul-Americana

4 - Internacional (10º colocado da Série A em 2012)
Eliminou o América-MG e avançou às oitavas da Copa do Brasil, sendo automaticamente excluído da disputa da Sul-Americana

5 - Flamengo (11º colocado da Série A em 2012)
Eliminou o ASA-AL e avançou às oitavas da Copa do Brasil, sendo automaticamente excluído da disputa da Sul-Americana

6 - Náutico (12º colocado da Série A em 2012)
Eliminado pelo CRAC-GO na primeira fase da Copa do Brasil. Disputará a Copa Sul-Americana

7 - Coritiba (13º colocado da Série A em 2012)
Eliminado pelo Nacional-AM na segunda fase da Copa do Brasil. Disputará a Copa Sul-Americana

8 - Ponte Preta (14º colocado da Série A em 2012)
Eliminada pelo Nacional-AM na terceira fase da Copa do Brasil. Disputará a Copa Sul-Americana

9 - Bahia (15º colocado da Série A em 2012)
Eliminado pelo Luverdense na segunda fase da Copa do Brasil. Herdou vaga e disputará a Copa Sul-Americana

10 - Portuguesa (16º colocado da Série A em 2012)
Eliminada pelo Naviraiense na primeira fase da Copa do Brasil. Herdou vaga e disputará a Copa Sul-Americana

11 - Goiás (1º colocado da Série B em 2012)
Eliminou o ABC e avançou às oitavas da Copa do Brasil, sendo automaticamente excluído da disputa da Sul-Americana

12 - Criciúma (2º colocado da Série B em 2012)
Eliminado pelo Salgueiro na terceira fase da Copa do Brasil. Herdou vaga e disputará a Copa Sul-Americana

13 - Atlético-PR (3º colocado da Série B em 2012)
Eliminou o Paysandu e avançou às oitavas da Copa do Brasil, sendo automaticamente excluído da disputa da Sul-Americana

14 - Vitória (4º colocado da Série B em 2012)
Eliminado pelo Salgueiro na segunda fase da Copa do Brasil. Herdou vaga e disputará a Copa Sul-Americana

15 - Sport (17º colocado da Série A em 2012)
Eliminado pelo ABC na segunda fase da Copa do Brasil. Herdou vaga e disputará a Copa Sul-Americana

As oito equipes se juntam ao São Paulo, campeão da Copa Sul-Americana em 2012, e que entra apenas nas oitavas de final. Alguns dos times brasileiros que estarão na competição continental chegam ao torneio sob suspeita de não terem se empenhado para conquistarem suas classificações na Copa do Brasil, com a intenção de disputar o torneio feito pela Conmebol. As eliminações do Coritiba e Ponte Preta para o Nacional-AM, além de Vitória e Criciúma para o Salgueiro-PE (times bem inferiores aos que estão na Série A) estão entre as mais surpreendentes. 

A Ponte Preta, inclusive, chegou a comemorar, em sua página oficial do Facebook, o fato de disputar uma competição internacional pela primeira vez em sua história. A CBF pensa até em reformular o regulamento em 2014 para evitar que se ponham em dúvida os resultados das partidas da Copa do Brasil.

"A primeira coisa é ocorrer a competição para depois avaliarmos. Permitimos uma Copa do Brasil de todos os que estavam na Libertadores. Nesse momento é um ganho importante, mas volto a afirmar que sempre estamos prontos a reavaliar", afirmou  Virgílio Elísio, diretor de competições da entidade.

Veja como será disputada a Copa Sul-Americana

A competição contará com a presença de 47 times. A primeira fase da competição não terá a participação das equipes do Brasil e da Argentina. No Grupo Sul, estão clubes do Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia, enquanto os times divididos no Grupo Norte são do Peru, da Colômbia, da Venezuela e do Equador. Cada uma dessas regiões terá oito confrontos mata-mata na primeira fase. Os times que avançarem disputam a segunda fase em duelos que vão cruzar os times do Sul e do Norte.

Essa segunda fase marcará também a entrada de oito times do Brasil e das seis equipes da Argentina na Copa Sul-Americana. Os oito representantes brasileiros vão se enfrentar em quatro confrontos, enquanto os seis argentinos vão disputar três duelos.

Assim, as oitavas de final da Sul-Americana serão disputadas pelos oito vencedores dos confrontos entre os times das regiões norte e sul, os três argentinos que avançarem, os quatro brasileiros que vencerem seus confrontos internos, além do São Paulo, atual vencedor do torneio.

Confira o cruzamento das equipes brasileiras na segunda fase da Sul-Americana:

Sport x Náutico
Vitória x Coritiba
Criciúma x Ponte Preta
Portuguesa x Bahia

Terra

Comentários