Aos 40 anos, Emanuel inicia planejamento para disputar 6ª Olimpíada

Dono de três medalhas olímpicas, Emanuel é uma das atrações do Circuito Banco do Brasil 2013/2014 Foto: Felipe Held / Terra

Dono de três medalhas olímpicas, Emanuel é uma das atrações do Circuito Banco do Brasil 2013/2014

O nome de Emanuel se confunde com o vôlei de praia brasileiro: aos 40 anos, ele inicia nesta sexta-feira a sua 23ª participação em 23 edições do Circuito Banco do Brasil, o principal torneio nacional da modalidade. Mas o veterano, que já coleciona três medalhas olímpicas na carreira, quer ir muito mais além de seu nono título brasileiro. Ele reconhece que, a partir deste final de semana, no Recife, está abrindo um ciclo para tentar uma vaga nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, sua sexta participação olímpica na carreira.

Emanuel subiu ao pódio olímpico nas últimas três edições do torneio: foi ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, com Ricardo, e, no ano passado, obteve a prata atuando ao lado de Alison – novamente seu parceiro na disputa do Circuito Banco do Brasil 2013/2014. O paranaense também competiu em Atlanta 1996 e em Sydney 2000, formando dupla com Zé Marco e Loiola, respectivamente.

“Quero estar no Rio e penso muito nisso, para falar a verdade”, reconheceu Emanuel, que terá 43 anos na próxima edição olímpica. Mas a idade não é um fator impeditivo para ele, que tem um sistema próprio para saber se estará apto para disputar os Jogos de 2016. “Meu planejamento começa hoje, calmamente. Conforme eu for conseguindo vitórias e batendo meta por meta dos meus objetivos, sei que se vou me classificar”, acrescentou.

O experiente atleta também sabe da importância que tem para os jovens talentos que, assim como ele, integram a Seleção Brasileira de vôlei de praia – nas últimas etapas do Circuito Mundial de 2013, por exemplo, ele será parceiro de Evandro, 23 anos.

“Continuo contribuindo. Quero quer meu time vença, independentemente do parceiro que eu tiver. Tento passar tranquilidade para os jovens que estão surgindo, pois foi assim que eu aprendi com os jogadores mais velhos quando eu estava na condição de novato”, explicou.

O Circuito Banco do Brasil passará, entre o final de 2013 e a primeira metade de 2014, por dez cidades: Recife (PE), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Guarujá (SP), Balneário Camboriú (SC), São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e, por fim, Salvador (BA), sede do Super Praia, uma super final que reúne oito duplas masculinas e oito femininas.

Terra

Comentários