Em busca do bi da Sul-Americana, São Paulo cede empate à Católica no Morumbi

Reinaldo disputa a bola com Cristián Álvarez durante partida entre São Paulo e Universidad Católica no Morumbi

Em busca do bicampeonato, o São Paulo estreou na Copa Sul-Americana com um empate por 1 a 1 com a Universidad Católica, nesta quinta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição.

Luis Fabiano, aos 17 min da etapa inicial, inaugurou o placar no Morumbi. Castillo, aos 40 min, foi quem anotou o gol para os visitantes.

A partida de volta acontece no dia 23 de outubro, no Chile. A vitória ou qualquer empate por dois ou mais gols leva o São Paulo às quartas de final. Caso o placar desta noite se repita, a decisão da vaga será na disputa dos pênaltis. Placar de 0 a 0 classifica a Católica.

As duas equipes fizeram um bom primeiro tempo no Morumbi. No esquema 3-5-2, o São Paulo teve mais liberdade pelo lado direito, com investidas de Paulo Miranda. Ganso também fez bem o seu papel na armação das jogadas, pelo meio do gramado.

Não por acaso, o primeiro tento aconteceu depois de tabela entre Ganso e Luis Fabiano, que invadiu a área pela direita e soltou o pé. A bola bateu no travessão antes de balançar as redes. Foi o centésimo gol do camisa 9 pelo São Paulo no Morumbi.

Mesmo melhor na partida, o time da casa cedeu o empate, aos 40 min, quando Álvarez desceu até a linha de fundo e rolou para trás. Mirosevic furou a primeira tentativa, a zaga não cortou, e Castillo, atento, não desperdiçou o rebote.

Na volta dos vestiários, a Universidad aumentou a pressão e apareceu mais vezes ao ataque. Castillo deu trabalho à zaga, porém, não caprichou nas finalizações e perdeu a chance de virar o placar.

Com o passar do tempo, o São Paulo começou a demonstrar nervosismo e a errar muitos passes. O setor ofensivo caiu de produção e coube à defesa segurar a bronca lá atrás para garantir ao menos o empate no Morumbi.

O JOGO

O primeiro lance do jogo já deu pistas de que o duelo no Morumbi seria quente. Mirosevic arriscou de fora da área e levou perigo ao gol de Rogério, mas a bola saiu próxima à trave direita.

A resposta do time tricolor veio na sequência, quando Douglas recebeu no meio, insistiu no lance individual e chutou colocado, para fora.

Aos 17 min, após tabelar com Ganso, Luis Fabiano invadiu a área pela direita e soltou o pé. A bola tocou no travessão e balançou a rede: 1 a 0. Foi o centésimo gol do camisa 9 pelo São Paulo no estádio do Morumbi.

O São Paulo continuou insistindo no ataque, principalmente pelo lado direito do campo. Luis Fabiano quase anotou o segundo tento aos 24 min, depois que Paulo Miranda cruzou da direita, e o atacante mergulhou para cabecear. A bola passou rente à trave.

Em uma das poucas vezes em que penetrou na área são-paulina, a Universidad Católica conseguiu o empate, aos 40min. Álvarez desceu até a linha de fundo, rolou para trás, mas Mirosevic furou. A zaga não fez o corte, e Castillo completou para dentro.

Antes do intervalo, Rogério Ceni se apresentou para uma cobrança de falta e mandou longe, por cima da meta adversária.

Os chilenos voltaram mais incisivos no segundo tempo e começaram a descer ao ataque com frequência. Aos 4 min, Castillo ficou sozinho na área, porém, finalizou desequilibrado e facilitou a vida de Rogério Ceni.

A melhor oportunidade para os donos da casa aconteceu aos 21 min, num chute de longa distância de Ganso, que quase acertou o ângulo direito.

Diante da queda de rendimento do ataque, coube à defesa tricolor se segurar lá atrás para barrar as investidas adversárias.

Nos instantes finais, Rogério Ceni cobrou mais uma falta. Desta vez, o goleiro cruzou na área, Antônio Carlos triscou a cabeça na bola, mas não conseguiu mudar o resultado.

Folha de S.Paulo

Comentários