Garantida na Copa, Austrália demite treinador após goleadas em amistosos

Postecoglou foi apresentado nesta quarta-feira pela FFA; contrato vai até 2018 Foto: Getty Images

Postecoglou foi apresentado nesta quarta-feira pela FFA; contrato vai até 2018

A Federação de Futebol da Austrália (FFA) anunciou nesta quarta-feira a contratação do técnico Ange Postecoglou para comandar a seleção do país na Copa do Mundo de 2014. Postecoglou, que comandava o Melbourne Victory no Campeonato Australiano, substituiu Holger Osiek.

O treinador alemão classificou a Austrália para o Mundial do próximo ano, mas não resistiu a duas derrotas por 6 a 0 nos três últimos amistosos, contra Brasil (em 7 de setembro) e França (11 de outubro). Após as duas goleadas, Osiek ainda comandou o time da Oceania na vitória por 3 a 0 sobre o Canadá em 15 de outubro.

Nascido na Grécia, Postecoglou, 48 anos, mora na Austrália desde os cinco anos. O técnico já trabalhou com a Federação de Futebol da Austrália entre 2000 e 2007, comandando as equipes Sub-17 e Sub-20. Em seu currículo à frente de clubes, o técnico conta com dois títulos nacionais na Austrália à frente do Brisbane Roar (2011 e 2012).

“Obviamente, é uma grande honra para mim”, disse o novo treinador aos repórteres do país. “As últimas semanas não têm sido fáceis, mas estou verdadeiramente honrado por ter sido o escolhido para essa posição”, completou Postecoglou, cujo contrato com a FFA vai até 2018.

O próximo compromisso da seleção australiana será em 15 de novembro, em Sydney. Na provável estreia do novo técnico, a Austrália disputa um amistoso com a Costa Rica.

No Brasil, Postecoglou disputou o Mundial de Clubes de 2000

A Copa do Mundo de 2014 não será a primeira experiência de Ange Postecoglou como técnico no Brasil. Ex-jogador do South Melbourne entre 1984 e 1993, ele iniciou sua carreira como técnico na equipe em 1996, deixando o clube no meio do ano 2000 para assumir o comando da seleção Sub-20 da Austrália.

Em janeiro de 2000, Postecoglou viajou ao Brasil para disputar o Mundial de Clubes com o South Melbourne. O time estava no Grupo B, ao lado de Vasco da Gama, Necaxa (México) e Manchester United (Inglaterra), mas decepcionou e sofreu três derrotas: 2 a 0 para os cariocas, 3 a 1 para os mexicanos e 2 a 0 para os ingleses. Foi lanterna da chave.

Terra

Comentários