Ajax faz bonito e vence o Barcelona de Neymar na Liga dos Campeões

Hoesen comemora o segundo gol do Ajax diante do Barcelona na Amsterdam Arena.

Hoesen comemora o segundo gol do Ajax diante do Barcelona na Amsterdam Arena.

O Ajax recebeu o Barcelona em sua casa e fez bonito! 2 a 1 no placar da Amsterdam Arena. Os gols de Serero e Schöne no primeiro tempo mantém o time holandês vivo na Liga dos Campeões, com sete pontos conquistados no Grupo H. Xavi descontou de pênalti para o time catalão, mas não evitou a primeira derrota da equipe de Tata Martino na temporada 2013/14.

Na próxima rodada, o Ajax, terceiro colocado do grupo, define sua permanência na Liga contra o vice-colocado Milan, que nesta quinta rodada venceu o Celtic por 3 a 0, no San Siro, na Itália. O ainda líder Barcelona enfrentará o eliminado Celtic na Espanha.

Um remontado Barcelona foi à Holanda para enfrentar um desesperado Ajax na Liga dos Campeões. O objetivo de Neymr e companhia era sacramentar a classificação como primeiro colocado no Grupo H da Liga dos Campeões e alcançar o recorde de melhor início de temporada, obtido com Pep Guardiola, de 21 partidas sem sair de campo derrotado.

Na partida de número 250 do clube blaugrana, a Amsterdam Arena jogou junto com o time tetracampeão europeu recheado de garotos dispostos a destronar o poderoso adversário. Uma pressão absurda foi aplicada pelo Ajax nos primeiros 20 minutos de jogo.

O trio Fischer, Hoesen e Schöne marcava até mesmo na bandeirinha de escanteio e ajudava a bola voltar para o time vermelho e branco com facilidade. A posse de bola holandesa se transformou em gol aos 19 minutos. O lateral Van Rhijn recebeu na direita, cruzou na área e, como elemento surpresa, Serero invadiu o pagode e bateu no contra-pé do goleiro Pinto, que substituia o lesionado Valdés. 1 a 0 na Amsterdam Arena.

Além da importante e eficiência pressão do trio de ataque, o camisa 15 Boilesen jogava muito em campo. Em duas investidas com dribles rápidos o lateral foi perigoso.

Na primeira, deixou dois defensores no retrovisor, tabelou e rolou para Schöne soltar um tirambaço. Para sorte de Pinto a bola saiu por cima do gol. Na segunda, passou por mais dois marcadores do Barça e sofreu falta. A cobrança de Schöne foi outro chute muito forte defendido por Pinto. Por azar, aos 33 minutos o lateral sentiu e teve que ser substituído por Poulsen.

O ritmo caiu, mas mesmo assim o Ajax tinha o controle do jogo. Tanto que aos 42 minutos os holandeses marcaram o segundo no confronto. O Barça deu mole na saída de bola e Fischer bateu da entrada da área em direção ao gol. Pinto defendeu, porém espalmou para a entrada da área. Hoesen foi mais rápido, dominou a bola, tirou de Piqué e Puyol, chutou e saiu para comemorar. Explosão do técnico Frank de Boer e de todos os holandeses que acompanhavam o jogo dentro do estádio.

A única chance do Barcelona na primeira etapa foi com Neymar. O camisa 11 recebeu da direita, invadiu a área, mas na hora do chute foi bloqueado por Schöne. O chute ainda saiu perigoso, porém saiu pela linha de fundo.

Depois de um excelente primeiro tempo, o Ajax cometeu uma bobeira que não pode ser feita contra o Barcelona. Recuo mal feito da direita logo aos três minutos. Neymar chega na bola antes do goleiro e leva carrinho por trás do zagueiro Veltman dentro da área. O camisa 12 cometeu pênalti e foi expulso. Xavi foi para a bola, deslocou Cillessen e descontou para o Barça.

O Ajax parece ter sentido. O domínio clamoroso do primeiro tempo já não era mais visto. Com menos um em campo, a situação tendia a piorar. A torcida passou a ficar calada...
Aos 12 minutos, Neymar quase marcou um golaço. Seria seu primeiro tento na Liga dos Campeões. Recebeu lançamento, dominou no peito com carinho levando a bola em direção ao gol adversário e tentou por cobertura. Caprichou demais. A bola foi muito forte e saiu em tiro de meta.

O Barcelona com 15 minutos passou ter maior posse de bola. O Ajax se recuou todo e armou um ferrolho atrás do meio-campo, mas também não conseguia sair no contra-ataque. Tata Martino promoveu a entrada de três jovens na equipe: Gabarron, Sergi Roberto e Traoré. Com um departamento médico inchado era o que o técnico do time catalão poderia fazer.

A bola não chegava ao gol de Cillesen. Quando Neymar conseguiu invadir a área e driblar o goleirão, estava impedido. Heroicamente e jogando um futebol digno de sua rica tradição, o Ajax venceu o Barcelona e cumpriu o objetivo de se manter vivo na Liga dos Campeões. A classificação poderá agora ser decidida na próxima rodada contra o Milan, que também venceu nesta quinta rodada, na Itália. Vale lembrar que o Ajax estaria em melhor situação na tabela se Balotelli não tivesse feito um gol de pênalti que não aconteceu no jogo contra o Milan, na Holanda.

Esporte Interativo

Comentários