Após estouros e críticas, diretor aposta em cautela para pneus da nova F1

Paul Hembery admite prejuízos à imagem da Pirelli com problemas de 2013 Foto: Getty Images

Paul Hembery admite prejuízos à imagem da Pirelli com problemas de 2013

Além do domínio de Sebastian Vettel na pista, a temporada de 2013 da Fórmula 1 foi marcada pelas fortes críticas de pilotos e equipes aos pneus desenvolvidos pela Pirelli, fornecedora oficial da categoria. Por conta dos problemas enfrentados com os produtos deste ano, a empresa italiana age com cautela no desenvolvimentos dos compostos para a próxima temporada, em que a categoria de elite do automobilismo mundial sofrerá uma grande mudança em seu regulamento técnico.

As críticas aos produtos da Pirelli começaram ainda no início da temporada da F1, mas o pior momento na relação entre a empresa e as equipes da categoria ocorreu no meio do campeonato. No Grande Prêmio da Inglaterra, pneus de diversos carros estouraram, o que fez pilotos pedirem garantias de segurança para disputar a etapa seguinte do calendário, na Alemanha. A FIA impôs restrições aos times e a Pirelli modificou seus compostos para o restante da temporada. Um teste conduzido com o carro da Mercedes depois do GP da Espanha, sem conhecimento das equipes rivais, também contribuiu para o descontentamento da maioria dos times.

Estes problemas fizeram a empresa italiana, que voltou a fornecer pneus para a Fórmula em 2011, adotar mais cautela no desenvolvimento dos produtos para 2014, como contou o diretor de automobilismo da companhia, Paul Hembery, em entrevista durante o Grande Prêmio do Brasil da categoria, no último fim de semana.

Sem saber ainda o que os novos carros da Fórmula 1 exigirão dos pneus, a empresa italiana esperava utilizar os primeiros treinos livres em Interlagos para realizar um teste preliminar dos compostos médios. Mas a chuva que atingiu o circuito nos dois primeiros dias de atividade do evento impediu que as equipes obtivessem as primeiras informações dos pneus antes de uma temporada em que os testes de pista novamente serão restritos.

Terra

Comentários