Piloto Jenson Button encerra em alta ano ruim da McLaren

Button recebeu bolo da equipe no sábado - Filipe Araújo/Estadão

Button recebeu bolo da equipe no sábado

Sem ser notado, Jenson Button, da McLaren, viveu um fim de semana marcante em Interlagos. No domingo, largou em 14.º lugar, e após brilhante recuperação, terminou em quarto na prova que o tornou recordista na Grã-Bretanha. Ao alcançar no Brasil a marca de 247 GPs, o campeão mundial de 2009 passou David Coulthard em número de largadas na Fórmula 1. Mas isso não é capaz de apagar o ano pífio da escuderia.

O feito de Button já havia sido comemorado sábado, no escritório da McLaren montado no paddock do autódromo, quando Coulthard lhe trouxe um bolo e a equipe distribuiu champanhe aos convidados. Para a infelicidade de todos, a data da festa caiu no encerramento da temporada em que a escuderia não colocou nenhum piloto no pódio pela primeira vez desde 1980, ano em que Ron Dennis se tornou sócio da McLaren. "Todos nós precisávamos fazer uma boa corrida no fim do ano porque vivemos péssimos momentos", disse Jenson Button.

Os resultados frustrantes vieram justamente na temporada de aniversário de 50 anos da McLaren. A equipe promoveu ao longo do ano ações comemorativas para lembrar o passado vitorioso de 12 títulos do Mundial de Pilotos e oito do de Construtores, fora o domínio na virada de década de 1980 para 1990 sob o comando de Ayrton Senna e Alain Prost.

Por isso, antes mesmo da corrida, o clima de melancolia já tomava conta do time. O chefe da equipe, Martin Whitmarsh, admitiu que já no meio desta temporada tinha desistido de pensar em melhorias para o carro. "Se você tem um modelo ruim, pode ser tempo jogado no lixo ficar pensando em como resolver os problemas. É melhor deixar passar e projetar o próximo ano, com o novo regulamento", explicou, em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.

Além do carro ruim, a McLaren se decepcionou com Sergio Pérez, apesar da boa corrida de ontem - largou em 19.º e terminou em sexto. O piloto mexicano, contratado no começo do ano, vai deixar a equipe inglesa após ter conquistado como melhor resultado a quinta posição no GP da Índia. O dinamarquês Kevin Magnussen será o substituto.

Estadão

Comentários