Turistas dos EUA animam público de Sochi com banda de jazz



















Quinteto de jazz viajou a Sochi para se apresentar nas ruas durante Olimpíada de Inverno

Uma caminhada na tarde deste sábado por Sochi (Rússia) foi retribuída como uma agradável surpresa aos moradores: na região central da cidade-sede da Olimpíada de Inverno de 2014, um grupo de turistas americanos resolveu animar o dia com música.

Em uma alameda próxima à Rua Gorkogo, uma dos principais do centro da cidade, cinco turistas dos Estados Unidos se reuniram para tocar animadas canções. Após as apresentações, o público local aplaudia e tirava fotos com a banda.

Segundo Kenn Hughes, trombonista que lidera o grupo oriundo do Alabama, a iniciativa surgiu na Universidade de Mobile, instituição de ensino ligada à Igreja Batista local. Na cidade americana de Pichard, Hughes e outros músicos começaram a ensaiar, formando um pequeno grupo de jazz.

Ao todo, são nove os músicos em Sochi, embora apenas cinco – incluindo Hughes – tenham se apresentado. “São estudantes da universidade. Nós tocamos juntos umas quatro ou cinco vezes antes de nos apresentarmos aqui, no máximo”, disse o líder do grupo.

Hughes disse já ter visitado o Brasil em diversas ocasiões, passando por cidade como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Maceió, sempre para apresentações em festivais musicais. Fã da comida do Brasil, ele disse que o grupo decidiu viajar a Sochi para aproveitar o momento olímpico em suas apresentações.

”É um pouco de tudo. Viemos para tocar, mas também para experimentar o clima”, explicou. “Queremos fazer parte disso. Nesta pequena fração de tempo, há gente de todo o mundo na cidade”, completou.

Embora o grupo fosse do Alabama, todos os músicos vestiam jaquetas do St. Louis Rams, equipe de futebol americano do estado do Missouri. O grupo ainda distribuía pins do movimento Engage Sochi, ligado à igreja à qual pertencem. Segundo Hughes, o site do movimento funciona como uma rede social, “mais ou menos como o Facebook”.

”É um grupo de cristão. Há fóruns de discussões, inclusive sobre a Olimpíada. É a nossa rede”, explicou ele, animado. “Somos muitos lá”, disse.

Terra

Comentários