Ameaçada, Lusa "estreia" na Série B e empata com Santa Cruz

Portuguesa empate em primeiro jogo completo na Série B, mas chances de rebaixamento pelo STJD assustam

No que era o jogo mais aguardado da rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, principalmente após o abandono de campo ocorrido em Joinville na semana passada, a Portuguesa conseguiu, enfim, "estrear" na segunda divisão nacional. A equipe rubro-verde, ameaçada de ser excluída do torneio pelo STJD, empatou com o Santa Cruz por 1 a 1 neste sábado, no Estádio do Canindé, pela segunda rodada. Rudnei e Flávio Caça-Rato marcaram os gols.

A expectativa em torno do duelo vinha principalmente depois de polêmica ocorrida na sexta-feira, dia 18 de abril,quando o time paulista se retirou do gramado aos 17min do primeiro tempo do confronto com o Joinville. Uma liminar obtida por um torcedor na Justiça exigia a recolocação do clube na Série A, e o temor de voz de prisão ao presidente Idílio Lico por descumprir decisão judicial motivou a saída de campo.

E, ao longo da semana, o assunto não saiu de pauta. O vice jurídico e advogado do clube rubro-verde, José Luiz Ferreira, por exemplo, afirmou que a equipe não deveria desistir da briga nos tribunais. O presidente Ilídio Lico, por outro lado, preferiu admitir a "derrota". Enquanto isso, o STJD entrou nesta sexta com pedido de exclusão da Portuguesa da Série B, em julgamento que deve ocorrer nesta próxima semana.

Em campo, neste sábado, o time paulista demonstrou abatimento. O primeiro tempo foi sonolento até os 30 minutos, com apenas uma boa chance para cada equipe. A Portuguesa, então, cresceu e exigiu três importantes intervenções do goleiro Tiago Cardoso, que livrou o Santa Cruz de derrota parcial, levando o empate sem gols até o apito final da etapa.

Mas o segundo tempo melhorou bastante. Logo aos 18min, Gabriel Xavier cruzou da direita para a marca de pênalti. Romão não alcançou, mas Rudnei dominou e finalizou firme para as redes, abrindo o placar.

O Santa Cruz respondeu na sequência, aos 23min, deixando tudo igual. Oziel alçou bola na área, Léo Gamalho tocou de cabeça, Renatinho ajeitou e Flávio Caça-Rato arrematou para empatar, dando também números finais ao confronto no Estádio do Canindé.

O Santa Cruz volta a campo na próxima sexta-feira, quando irá enfrentar o Paraná, dentro de casa. A Portuguesa, por sua vez, encara o Bragantino na terça, em Bragança Paulista, mas também ficará atenta aos desdobramentos que devem ocorrer nos tribunais ao longo dos próximos dias.

Terra

Comentários