Lançado livro em inglês que detalha todas corridas de Senna

No Brasil, é possível encomendar o livro pela internet, por £40 (cerca de R$ 150)

Não é só no Brasil que ele deixa saudades. Mundo afora as homenagens vão aparecendo na medida em que nos aproximamos do dolorido 1º de maio. Prova disso é o lançamento do livro ‘Ayrton Senna – All His Races’ (‘Ayrton Senna – Todas as Suas Corridas’, em tradução livre). Escrito pelo jornalista inglês Tony Dodgins (que já trabalhou na BBC e Autosport, entre outros veículos). Do kart ao fatídico final de semana de Ímola, está tudo lá.

Com 304 páginas e 275 fotografias, a maioria em cores, a obra detalha todas as corridas do brasileiro, de forma cativante e crítica quando necessário. No entanto, o livro não se limita à superficial análise esportiva de Senna, também tenta entender qual a verdadeira dimensão do mito por trás do atleta, através de entrevistas exclusivas com pessoas que o ajudaram a trilhar o seu caminho nas pistas.

Entre essas personalidades, é possível destacar o prefácio de Martin Brundle. O eterno rival de Senna na Fórmula 3 inglesa, que mais tarde viria a ser um grande amigo do brasileiro dentro da F1, lembra com emoção do que sentiu naquele 1º de maio de 1994:

“Assim como ele era tremendamente habilidoso, ele era também muito corajoso em um carro de corrida, até aquela de Ímola que custou a sua vida. Mas ele era guiado pela raiva naquele dia. Ele pensava que era correndo contra um carro ilegal (a Benetton, de Schumacher). Ele era um homem inteligente, mas quando a situação ficava crítica, ele era guiado pelas emoções. Seu coração dominava a sua mente”, escreve o ex-piloto.

Lançado pela EVRO Publishing Ltd, a obra chega ao custo de £40, somente em inglês. Questionada sobre a possibilidade de lançar uma versão em português no futuro, a editora disse que se encontrar alguma parceria para traduzir o livro, certamente o fará. Enquanto isso, quem se adiantar e encomendar a edição que acaba de ser lançada, eu garanto que não vai se arrepender.

Ficha:

AYRTON SENNA: ALL HIS RACES By Tony Dodgins, Foreword by Martin Brundle

Published by EVRO Publishing Ltd, Hardback RRP: £40.00, www.evropublishing.com

Comentários