NBA deve forçar dono do Clippers a vender franquia, afirma jornal

Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers (Foto: Reprodução SporTV)

Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers

Após ser flagrado em uma suposta conversa telefônica fazendo declarações preconceituosas contra negros, o magnata Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, deve enfrentar resistência na NBA caso deseje continuar sendo proprietário da equipe californiana. Segundo noticiou o jornal "Los Angeles Times", o comando da liga de basquete deve por em prática a estratégia de multar e suspender indefinidamente o empresário para forçá-lo a vender a franquia.

De acordo com o jornal, o Clippers pode valer até US$ 700 milhões, o que encorajaria Sterling a se desfazer do time, comprado por ele em 1981 por apenas US$ 12 milhões, quando sua sede ainda era em San Diego.

O poder da NBA em expulsar um dos donos de equipe fica restrito a determinadas circunstâncias, como a incapacidade de operar financeiramente o time ou quando o mesmo aposta em partidas da liga. Especialistas consultados pelo "LA Times" afirmam, porém, que as declarações de Sterling, caso comprovadas, podem ser consideradas prejudiciais à organização e, dessa forma, impactariam negativamente seus negócios, abrindo uma brecha para sua saída.

A NBA abriu investigação para verificar se o áudio divulgado pelo site americano "TMZ Sports" realmente contém a voz de Sterling. Em uma conversa por telefone com a namorada V. Stiviano, o magnata teria pedido à modelo que não levasse negros a partidas de sua equipe e que não tirasse fotos com eles. A liga considerou o teor perturbador e ofensivo.

Cerca de 15 patrocinadores já romperam contratos com o Clippers após a divulgação da conversa, no último sábado, entre eles a seguradora State Farm e a fabricante de carros Kia. Um dia depois da divulgação do áudio, o Los Angeles Clippers perdeu para o Golden State Warriors, em duelo pelas quartas de final da Conferência Oeste, que está empatado em 2 a 2. Jogadores da equipe fizeram um protesto silencioso contra o dono do time, fazendo o aquecimento para a partida com as camisas vestidas do avesso e usando meias pretas. O jogo cinco será realizado nesta terça-feira, em Los Angeles.

SporTV

Comentários