Tsonga derrota 'freguês', americanos sobrevivem

Nada mais apropriado do que um velho 'freguês' quando não se vive a melhor fase técnica. O francês Jo-Wilfried Tsonga voltou a ter altos e baixos, mas derrotou o compatriota Edouard Roger-Vasselin em sua estreia de Roland Garros, ao anotar as parciais de 7/6 (7-4), 7/5 e 6/2. Rebaixado ao 14º posto do ranking por uma temporada ainda fraca, ele aguarda agora o vencedor da partida desta tarde entre o belga David Goffin e o canhoto austríaco Jurgen Melzer.

Tsonga anotou a sétima vitória em cima do amigo e a terceira somente nesta temporada. Para não correr risco de deixar até mesmo a faixa dos top 20, ele tem a difícil missão de repetir a semifinal do ano passado em Paris, quando só parou diante do espanhol David Ferrer. Caso avance à terceira rodada, ele cruzará com outro grande sacador, que vai sair do duelo entre o polonês Jerzy Janowicz e o canhoto dinamarquês Jarkko Nieminen. Em fase ruim no circuito, Janowicz derrotou o dominicano Victor Estrella, por 6/1, 6/4, 6/7 (6-8) e 6/4, enquanto Nieminen lutou cinco sets contra  o também polonês Michal Przysiezny, parciais de 6/7 (7-9), 6/4, 6/7 (3-7), 6/3 e 6/4.

Com desempenho fraco em Paris nos últimos anos, o tênis norte-americano sobreviveu à primeira rodada com John Isner e Sam Querrey, que não perderam sets neste domingo mas tiveram de jogar um total de três tiebreaks. Ainda assim, os EUA podem ter uma campanha ainda pior do que em 2013, quando apenas quatro dos 10 jogadores que iniciaram o torneio conseguiram vencer na estreia.
Cabeça 10, Isner superou a torcida e o desconhecido Pierre-Hugues Herbert (FRA), apenas 133º do ranking, por 7/6 (7-5), 7/6 (7-4) e 7/5.

Foi apenas sua sexta vitória em 11 jogos no torneio e ao menos ele iguala agora seu recorde pessoal sobre o saibro, com 37 triunfos e 37 derrotas. Fato curioso é que Isner poderá reencontrar agora o também francês Nicolas Mahut, contra quem fez a mais longa partida da história do tênis, em Wimbledon de 2011, que levou 11h08. Mahut jogará na segunda-feira contra o cazaque Mikhail Kukushkin. Vale lembrar que Isner já detém recordes em Roland Garros, ao anotar o jogo com mais games (66) e o quinto set mais extenso (18-16) na derrota para Paul-Henri Mathieu, há dois anos. O duelo demorou 5h41 e é o segundo mais demorado da Era Aberta no torneio.

Querrey, por sua vez, jogará contra o russo Dmitry Tursunov depois que ambos eliminaram adversários italianos. O americano derrotou o veterano Filippo Volandri,por 7/6 (7-3), 6/4 e 6/3, e Tursunov confirmou a condição de cabeça 31 em cima do qualificado Potito Starace, por 6/1, 7/5 e 6/2.

UOL Esporte

Comentários