Dunga põe exposição de atletas em xeque e reforça que xingar é necessário


Dunga concede entrevista em sua apresentação como técnico da seleção

Dunga, dias depois de reassumir o comando da seleção brasileira, concedeu entrevista exclusiva para a TV Globo, no "Fantástico", e deixou nas entrelinhas que a linha dura com a qual comandou a seleção até a Copa do Mundo de 2010 deve voltar, apesar de estar mais "ameno" em suas atitudes. Durante a conversa com o programa, ele criticou duramente a exposição dos jogadores da seleção e deixou claro que acredita que xingar, dar broncas pesadas, é sim parte necessária do comando da equipe nacional.

Durante a entrevista, por diversas vezes ele retoma o assunto exposição, mesmo quando a pergunta não era diretamente ligada ao tópico. Por exemplo, quando interrogado sobrea David Luiz, zagueiro dono de péssima atuação na goleada sofrida para a Alemanha, por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo. "Ninguém tem lugar garantido na seleção. Jogador tem que jogar pelo que faz em campo, não pela imagem que vende", disse.

Antes, já havia citado o marketing extra-campo como um dos problema que deseja evitar. "O foco maior tem que ser a seleção brasileira. Dar entrevista? É com o chapeuzinho da seleção. Ou não dá. Tem que ter o marketing pelo futebol, pela qualidade. O Brasil tem que falar do que faço no campo do que do extra-campo", afirmou. 

Para ele, essa exposição dificulta aos técnicos serem duros com seu jogadores: "Qualquer grupo eu não tenho que ficar intimidado de chamar a atenção. Não tem esse negócio. Se você vai perder eu também vou perder. Tá faltando isso no futebol em geral, no Brasil. Todo mundo tem grande exposição, e isso deixa com medinho de dar bronca, mandar para aquele lugar, chamar atenção do outro."

Sobrou até para os cabelos descoloridos de Neymar e Daniel Alves, que ficaram loiros durante o Mundial. "Sem dúvida (falaria pra não pintar). Tem que ser antes ou depois", criticou.

O técnico também comparou a preparação da seleção brasileira com duas outras equipes que foram longe na Copa: Alemanha e Holanda. Os alemães ficaram na Bahia e fizeram sucesso com o povo brasileiro ao apareceram na mídia deixando claro que estavam curtindo o país; já os holandeses ficaram no Rio de Janeiro e aproveitaram praias e baladas da cidade.

Para Dunga, o detalhe que diferencia as duas preparações da brasileira é que a exposição ocorreu apenas fora dos treinos, diferentemente do visto na Granja Comary, concentração da seleção: "Eu acho que em certo momento a seleção tem que ter privacidade. Só que eles (holandeses e alemães) tinham fora do muro deles, aí sim tinha a exposição na mídia. No treinamento teve pouca."

Luiz Felipe Scolari

Dunga também comentou sobre seu antecessor. Medindo as palavras, juntou críticas pontuadas por elogios. Ao ser perguntado sobre Scolari e Carlos Alberto Parreira terem afirmado que o Brasil era o favorito e tinha obrigação de ganhar a Copa por diversas vezes antes e depois do Mundial, falou que faria diferente. 

"Tem que jogar com as palavras. Não se deve falar de forma afirmativa. Cada um é cada, falaria que o Brasil jogaria para ganhar, não que ganharia, no afirmativo"; depois, elogiou o comandante: "Campeão do mundo não se discute. Bem ou mal, teve a hombridade e tomar as decisões, estava lá para isso".

em seguida, porém, fez afirmação ao estilo de Scolari e Parreira, mostrando confiança praticamente da mesma maneira dos antecessores: "Temos que apagar esse resultado com a Alemanha, que foi atípico. Não vai acontecer de novo."

Defasagem do futebol brasileiro

A goleada sofrida por 7 a 1 para a Alemanha levantou a discussão: o futebol brasileiro está defasado? Para Dunga, escolhido para comandar a renovação de uma seleção abalada pelo que apresentou em casa na Copa, não.

"Não é que o Brasil esteja defasado, é que no Brasil o jogador com 16, 17 anos já vai para Europa. Se você pegar esses que foram, nenhum é titular absoluto de seu time. Brasil começa a perder nesse aspecto", falou.

"O futebol não mudou. O que decide é a qualidade técnica, o talento", completou.

Nova seleção e Neymar

E o jogador mais talentoso do Brasil, que deve ser o pilar da renovação para 2018, é Neymar. Só que, diferentemente de Scolari, Dunga quer que o atacante jogue para a equipe, e não que seja o único foco do selecionado.

"Eu acho que não se jogará em função do Neymar, e sim ele em função (da equipe). O Brasil tem que criar uma estrutura para que ele seja essencial", afirmou.

Para sua primeira convocação, disse já ter alguns nomes  definidos, mas não revelou: "Tenho três jogadores em cada posição. São jogadores jovens, com bom rendimento, mas não pode em nenhum momento se comprometer, e tem que deixar com o friozinho na barriga, até o último segundo ansioso", disse, para explicar que não citaria nenhum nome.

UOL Esporte

Comentários