Rio-2016 quer ajudar na limpeza da Baía de Guanabara. Como? Ainda não sabem

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016 vai entrar em ação para tentar garantir que a meta olímpica de limpeza da Baía de Guanabara seja cumprida. O Comitê Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional) questionou nesta sexta-feira (27) os organizadores da Olimpíada, e eles se comprometeram a ajudar o governo do Estado do Rio de Janeiro a melhorar as condições da água do espaço até 2016.

"Eu mencionei e eles questionaram sobre a baía", afirmou o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, logo após encontro com a chefia do COI. "Nós acompanharemos e incentivaremos a melhoria na qualidade da água."

Até a última inspeção do COI aos preparativos do Rio para os Jogos Olímpicos, realizada na semana passada, o Comitê Rio-2016 apenas monitorava o trabalho do governo do Estado para a limpeza da Guanabara. Agora, com o questionamento do COI, o Rio-2016 deve integrar ações que colaborem principalmente para que lixo não chegue às águas do local das competições de vela da Olimpíada de 2016.

Internamente, o Rio-2016 estuda realizar uma campanha para que a população fluminense não jogue lixo na baía ou em rios que desaguam no espaço. O Comitê também pretende conversar com o governo estadual para acelerar a compra de barcos que retiram coletam lixo flutuante da baía. Hoje, são dez barcos.

"Nós podemos ajudar", complementou Nuzman. "Assim que tivermos mais detalhes sobre como, vamos anunciar."

Uma reunião marcada para a semana que vem deve servir para o planejamento das ações do comitê.  Essa reunião foi marcada ainda na quinta-feira, um dia depois da inspeção do COI ao Rio de Janeiro.  Durante a inspeção, vários jornalistas questionaram membros do comitê olímpico sobre a promessa de se tratar 80% do esgoto que chega à baía.

Integrantes da Comissão de Coordenação do COI para a Olimpíada de 2016 informaram a jornalistas que ainda acreditam no cumprimento da meta. Representantes do Comitê Executivo do COI, porém, solicitaram mais informações sobre o assunto em reunião com membros do Comitê Rio-2016.

Nuzman apresentou à chefia do COI informações cedidas pelo governo do Estado. Prometeu, entretanto, que o Comitê Rio-2016 será mais atuante no caso.

UOL Esporte

Comentários