Ponto de Opinião: Investigação envolvendo Fifa move milhões e deixa entidade em xeque



(Foto: Divulgação)



















Aos amantes do futebol nacional e internacional, e também aos jornalistas e críticos do esporte, a semana foi movimentada pelo escândalo envolvendo diversos presidentes de federações nacionais, além do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. O escândalo fez o prédio da CBF, no Rio de Janeiro, perder o nome do ex-comandante.
 
Em resumo, seis dirigentes da Fifa foram presos na quarta-feira (26), sob a acusação de corrupção, extorsão e lavagem de dinheiro em contratos comerciais de torneios da América do Sul e Central, dentre eles Copa do Brasil e Taça Libertadores. A investigação foi coordenada pela FBI e contou com auxílio da polícia da Suíça. A Justiça dos EUA informou que os envolvidos podem pegar até 20 de prisão, e os presos foram extraditados para Zurique até o fim das investigações.

A história é comprida, envolve algumas empresas que vendiam direitos de transmissões desses torneios, mas lucravam indevidamente com essas vendas. Um desses envolvidos é José Hawilla, mais conhecido como J. Hawilla, dono da Traffic Group, maior agência de marketing esportivo da América Latina, além de diretor-proprietário da TV Tem, afiliada da Rede Globo.

Suposto esquema que está sendo investigado (Foto: Arte UOL)


Outro nome envolvido nas investigações é de Nicolás Leóz, ex-presidente da Conmebol, que exigiu parte dos lucros da Libertadores, e conseguiu uma mesada e propinas pagas pela Traffic. Os contratos de marketing tiveram um crescimento de 1998 a 2010, sendo que foram pagos R$ 110 milhões pelos direitos de nome da competição comprados pela Toyota. Já no contrato seguinte, foi pago R$ 125 milhões por cinco anos, constatando ou lucro dobrado no novo contrato firmado.

Outro fato, relatado a pouco pela mídia noticiosa, é a saída do atual presidente da Fifa, Marco Polo Del Nero, do hotel na Suíça. O dirigente tomou a medida um dia depois do estouro do escândalo, e a um dia das votações para o novo presidente da Fifa. André Pita e Mauro Carmélio, presidentes da Federação Goiana e Cearense, respectivamente, estão em Zurique e são os possibilitados de representar o Brasil no pleito.

As investigações ainda vão mostrar a grande sujeira envolvida em todos os lucros firmados por debaixo dos panos. Como podemos analisar, as lavagens vêm acontecendo desde a década retrasada, mas só agora estamos vendo o quão grande é o escândalo por trás da Fifa. As investigações envolvendo nomes como Marin, e possíveis Del Nero e Joseph Blatter, atual presidente da Fifa, demonstram o tanto se lucrou em favor pessoal nessas competições. E mais: a justiça dos EUA quer investigar a copa no Brasil.

O Blog do Esporte continuará analisando as notícias, e atualizando a página e redes sociais com mais informações. 

Del Nero pode ser apontado em investigação (Foto: Bruno Domingos/Mowa Press)

Comentários