Mesmo com sufoco, Chile vence Peru e é finalista na Copa América

(Foto: Xinhua/Pedro Mera)















Jogando na capital Santiago, a seleção do Chile venceu a seleção do Peru pelo placar de 2 a 1 e é o primeiro finalista da Copa América 2015. Jogando com um a mais desde os 20 minutos do primeiro tempo, a seleção chilena passou sufoco em alguns momentos, mas venceu a partida com bela atuação de Vargas e Valdívia. Agora, a equipe espera o adversário de sábado, que sairá do confronto entre Argentina e Paraguai, que acontece nesta terça-feira (29).

Enquanto de um lado o atacante Guerrero foi um dos destaques do jogo e deu alguma esperança ao Peru, deixando o jogo completamente aberto, interessante e em certos momentos bem tenso, do outro lado a chegada a decisão pode coroar a geração de Valdívia, Sánchez e Vidal. 

O jogo

Os primeiros minutos foram bem diferentes do que a seleção chilena esperava. Com um meio-campo bem armado e Guerrero e Farfán em um dia inspirado, o Peru começou bem o confronto. No entanto, o técnico Gareca não contava com a expulsão do zagueiro Zambrano, logo aos 20 minutos de jogo, depois de receber o segundo amarelo ao fazer falta em Sánchez. 

Então o Chile teve mais espaço para criar boas jogadas. Valdívia levou perigo uma vez e Vargas perdeu outras duas chances até fazer aos 42 minutos quando, em cruzamento de Sánchez, Aranguiz fez o corta-luz e a bola bateu na trave. Na sobra, o ex-gremista em posição irregular, aproveitou o rebote e abriu o placar. 

No entanto, o Peru manteve-se no ataque. Guerrero e Farfán, especialmente, lideravam as investidas a meta e chilena, que empatou com um gol contra de Medel aos 15 minutos do segundo tempo. Porém, três minutos depois, e um desarme de Valdívia para cima de Guerrero, a bola chegou para Vargas, que viu o goleiro Gallese adiantado e acertou um belo chute da intermediária, mandando no ângulo e garantido o Chile na decisão. 

Ponto de Opinião

Mesmo em um jogo movimentado e aberto para as duas equipes, o Chile mostrou um certo equilíbrio em momentos importantes da partida. Soube aproveitar a expulsão do zagueiro adversário e utilizou bem peças importantes como Vargas e Valdívia. Do lado peruano, boa atuação do ataque formado por Guerrero e Farfán, que deram um baile na defesa chilena. Os dois goleiros trabalharam bem e não pecaram em nenhum lance. Arbitragem foi ruim em alguns momentos e demonstrou certo favoritismo aos donos da casa, mas nada que pudesse manchar o belo confronto que vimos em campo. 

Comentários