Bellucci domina francês e encara atual campeão

O primeiro jogo de quartas de final definido no ATP 250 de Gstaad terá o encontro de dois jogadores que já levantaram o troféu no saibro suíço. Nesta quarta-feira, o paulista Thomaz Bellucci confirmou o favoritismo diante do veterano francês Stephane Robert, apenas 375º do mundo, e superou as oitavas de final com parciais de 6/3 e 6/2, em 59 minutos.

Cabeça de chave 5 e campeão em 2009 e 2012, Bellucci mede forças na sexta-feira com o espanhol Pablo Andújar, 49º, que defende o título. O retrospecto aponta vantagem do canhoto por 3 a 2. O último encontro teve a grande virada do número 1 do país na Copa Davis, em São Paulo, em 2014.

Quarto pré-classificado, Andújar superou duas interrupções pela chuva em sua estreia diante do sérvio Dusan Lajovic, vencendo com parciais de 7/5 e 6/2. A chuva também forçou a organização a transferir o jogo de Bellucci, que deveria encerrar a programação na Quadra Central, para a Quadra 1.

Diante de um rival que tem uma única campanha até as quartas de ATP no currículo, o paulista contou com um início arrasador e praticamente não deu chances a Robert. Bellucci venceu os 11 primeiros pontos da partida e chegou a liderar por 5/0.

Ao sacar para o set pela primeira vez, passou pelo único momento irregular, perdeu uma das quebras, mas mesmo acertando somente 50% do primeiro serviço, confirmou na segunda oportunidade.

Com roteiro parecido, o segundo set viu o canhoto ceder um ponto até fazer 2/0, dominando o saque do francês de 35 anos. No game mais longo do jogo, Robert voltou a perder o serviço, Bellucci fez 4/0 e caminhou tranquilo para garantir a vaga nas quartas.

No segundo set, o aproveitamento de primeiro saque de Bellucci subiu para 63%, ele cedeu apenas seis pontos com o serviço e não enfrentou break points. Após a segunda vitória, o paulista de Tietê estaria provisoriamente voltando ao grupo dos 35 melhores do mundo. 

UOL Esporte

Comentários