Doping pode dar mais um ouro ao Brasil quatro dias após o Pan

O Brasil pode herdar um ouro no Pan de Toronto por conta do doping de um atleta de outro país. Embora não divulgue detalhes do caso, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) está ciente de que um adversário foi pego com substância proibida e que a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) deve tornar o caso público nos próximos dias.

A modalidade e os nomes envolvidos não foram divulgados, mas sabe-se que o caso aconteceu na primeira semana do Pan de Toronto. O país do atleta pego no antidoping recorreu da decisão inicial, o COB foi informado e a Odepa ainda está avaliando a situação.

"Aconteceu um teste de uma prova que deu positivo, um atleta não brasileiro graças a Deus. Não posso falar quem, é sigilo, nem o esporte, mas o brasileiro foi prata. Esse que deu positivo foi ouro. Ele pediu a prova B e deu positivo de novo. Vai acontecer uma reunião da Odepa na quinta-feira e possivelmente... Possivelmente não, com certeza a medalha de ouro vai ser tomada desse país e o Brasil ganha mais uma de ouro e vamos para 42 medalhas de ouro. Mantendo as 141 medalhas", disse o superintendente do COB Marcus Vinícius Freire ao UOL Esporte.

Se a expectativa do COB se confirmar, o Brasil passará a 42 ouros. Embora siga na terceira posição do quadro de medalhas geral, o país diminui a distância para o desempenho de quatro anos atrás, em Guadalajara. Na ocasião, a delegação verde-amarela subiu 48 vezes ao lugar mais alto do pódio. 

UOL Esporte

Comentários