Bastão cai de novo e Brasil fica fora das finais dos revezamentos

As equipes brasileiras de revezamento ficaram fora das finais do Mundial de Atletismo de Pequim, por não ter conseguido se classificar nas baterias classificatórias de sábado, com direito a queda de bastão no 4x100 m masculino.

Enquanto o Brasil costumava se destacar na modalidade ao apostar na força coletiva o no treinamento deste fundamento, a passagem de bastão deixou a desejar mais uma vez, como na última edição, em Moscou-2013, quando o 4x100 m feminino teve o mesmo problema quando lutava por medalha na final.

Desta vez, o quadro é bem mais preocupante. Desfalcadas da sua melhor integrante, Ana Cláudia Lemos, lesionada, Bruna Farias, Vitória Rosa, Franciela Krasucki e Rosângela Santos até chegaram perto da final, mas ficaram com o nono tempo, em 43.15, seis centésimos abaixo da Rússia, última classificada.

A melhor marca foi da Jamaica (41.84), Shelly-Ann Fraser Pryce, tricampeã mundial no individual, fechando o revezamento. 

Os Estados Unidos, que contaram com a multicampeã Allyson Felix, também venceram sua bateria, em 42 segundos cravados.

No masculino, o bastão brasileiro caiu logo na primeira transição, entre Gustavo dos Santos e Aldemir Gomes, desclassificando a equipe.

A briga pelo título também será entre Jamaica e Estados Unidos, que optaram por estratégias diferentes.

O superastro Usain Bolt, tricampeão dos 100 m e tetra dos 200 m não participou da fase classificatória, ao contrário de Justin Gatlin, que amargou o vice nas duas provas.

Mesmo sem contar com o 'Raio', os jamaicanos impressionaram ao conseguir o melhor tempo (37.41), cinco décimos mais rápido que os americanos (37.91).

Mais tarde, o Brasil correu apenas na prova masculina dos 4x400 m, e também ficou fora da final, ao terminar a prova com o 12º tempo geral (3:01.05).

Depois da medalha de prata de Fabiana Murer no salto com vara, a única esperança que resta ao país de colocar outra atleta do pódio será na maratona feminina, com Michele Chagas e Roselaine de Sousa.

UOL Esporte

Comentários