Cruzeiro demite Luxemburgo após dez derrotas em menos de três meses

(Foto: Denis Doyle/Getty Images)


O técnico Vanderlei Luxemburgo não vai comandar mais o Cruzeiro neste Campeonato Brasileiro. Em reunião nesta tarde de segunda-feira, ficou decidido que o treinador não está mais à frente do clube. Além de Luxa, o diretor de futebol, Isaías Tinoco, também se desligou do clube após pouco mais de um mês no cargo. Nesta quarta-feira, Deivid deverá ser o comandante celeste na partida contra a Ponte Preta, em Campinas. O Cruzeiro ainda estuda a possibilidade de anunciar o novo treinador após o jogo ou nos dias seguintes.

"Não acho que esse era um momento bom para trocar de treinador, mas eu não podia deixar mais as coisas dessa forma. Vim para a Toca (da Raposa II) mais cedo e conversei com ele (Vanderlei Luxemburgo) sobre o cargo que ele ocupava. O Vanderlei não é mais técnico do Cruzeiro e o (Isaías) Tinoco não é mais o diretor de futebol", comentou Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro.

Vitorioso na primeira passagem pelo clube, entre 2002 e 2004, Luxa não conseguiu repetir o bom desempenho da década passada e não durou três meses no cargo. Nesse período foram 19 partidas, entre Copa do Brasil e Brasileirão, e foram dez derrotas. Nos últimos dez compromissos, Luxa alcançou somente uma vitória, despertando a ira da torcida cruzeirense, que passou a questionar suas decisões e pedir por sua saída.Essa foi a segunda demissão do treinador nesse Brasileiro. Até a terceira rodada, ele estava no Flamengo.

Contratado para substituir o bicampeão Marcelo Oliveira, Luxemburgo chegou no começo de junho e venceu as três primeiras partidas, contra Flamengo, o clássico com o Atlético e o Vasco. A empolgação inicial deu lugar a uma série de frustrações, que começou na derrota para a Chapecoense, no Mineirão, mesmo com quase 40 mil torcedores presentes. A meta inicial era de alcançar uma vaga para a Libertadores. No entanto, os resultados não vieram e os objetivos foram mudando, e hoje o principal foco do clube é em se manter na primeira divisão. O Cruzeiro tem 22 pontos na 16ª colocação, superando o Goiás e Coritiba, na zona de rebaixamento, somente devido ao saldo de gols.

A partir de agora, o Cruzeiro inicia sua busca por um treinador, ainda sem data para ser anunciado.

"Ainda não temos um nome definido e não é fácil um acordo como esse. Pode ser que não se resolva tudo depressa. Conversamos com o Deivid (auxiliar de Luxemburgo) e com o (Antônio, preparado físico) Mello para ficarem aqui até que a gente encontre uma solução para o nome. Na quarta, o Deivid comanda o time. No domingo, se não tivermos um novo treinador, ele também estará no comando", acrescentou, Gilvan.

Outros trechos da entrevista de Gilvan:

Decisão por demitir Luxa: Hoje, eu tive a incumbência como presidente do Cruzeiro e gestor do clube de tomara  decisão de conversa com nosso ex-treinador Vanderlei Luxemburgo e com diretor Isaías Tinoco, e expor a eles o fato de que havia uma tendência da torcida de não aceitá-los mais como treinador e diretor do Cruzeiro. Posso confessar que sou dos cruzeirenses que não consegue dormir quando o time perde. Passei mais uma noite acordado. Tenho dormido pouco.

O que levou a demissão: Perder do Palmeiras e do Santos... futebol, você vive de resultados. Se tivéssemos ganho, ninguém pediria cabeça de ele (Luxemburgo). Foi isso que aconteceu. Ele entendeu. Ele enxergou que a diretoria tinha de tomar essa atitude, porque futebol vive de resultados. Presidente não pode ficar à mercê disso tudo se resultados não vêm.

Mano e Muricy Ramalho?: O momento para contratar treinador é muito difícil. Todos estão empregados. Tem dois de ponta que não dirigem clubes atualmente. Os dois já negaram diversos convites de clubes. Não sei se eles poderiam mudar de ideia. A gente tem de trazer um treinador que possa desenvolver um trabalho numa grande equipe como Cruzeiro. A camisa não pesa apenas em jogadores inexperientes. Pesa também em treinadores com menos experiência. Temos de pensar. Esses dois, Muricy e Mano Menezes, são treinadores de ponta que não estão dirigindo nenhuma equipe, mas já vimos pela imprensa que eles não querem dirigir clubes este ano. Não vejo com facilidade a chance de eles aceitarem convite do Cruzeiro.

UOL Esporte

Comentários