Tour do Rio começa nesta quarta-feira e terá trechos do percurso olímpico

Rafael Andriato, vencedor de três etapas na edição do Tour do Rio 2014 (Foto: Divulgação/Tour do Rio)


O Tour do Rio 2015 terá um ingrediente especial em relação às edições anteriores. A prova, que terá a largada na Praia da Barra, nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília), contém trechos do percurso olímpico do ciclismo de estrada na primeira etapa. Ao todo, serão 797 quilômetros e 25 cidades em cinco dias. Considerado o maior evento de ciclismo da América Latina, o evento chega à sua sexta edição, com a participação de 90 ciclistas, distribuídos entre 15 equipes brasileiras e estrangeiras. 

Mais de 300 pessoas acompanharão as cinco etapas da prova até domingo, dia 30 de agosto. Outra novidade é a inclusão de cidades de Minhas Gerais na rota dos competidores. A chegada será na Quinta da Boa Vista, na Cidade Maravilhosa, no dia 30 (por volta das 10h30m).

No primeiro trecho, os ciclistas enfrentarão 158 quilômetros - passando por Rio de Janeiro, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis - e terão uma prévia do trajeto que será percorrido em 2016, na primeira parte da prova.

- O Tour do Rio é a prova mais importante do Brasil e, além disso, conta pontuação para as Olimpíadas do ano que vem. Conquistamos os pontos e cabe à Confederação escolher os atletas que vão para os Jogos. Ir para as Olimpíadas é o sonho de todo atleta, estou atingindo meu auge, tenho uma grande bagagem e estou me dedicando para conquistar uma das vagas - disse Rafael Andriato, campeão em cinco etapas durante as quatro edições anteriores da competição (ele é o recordista).

As mudanças no percurso podem ter efeito decisivo na briga pelo título do Tour do Rio 2015, com inclinações acentuadas nas etapas entre Valença e Rio das Flores e Valença e Teresópolis. 
- Vai ser bastante disputado devido às novas etapas. No tour desse ano, a terceira (etapa) é uma totalmente nova com bastante subida. Essa edição vai ser a mais complicada de todas, principalmente em relação á dificuldade do percurso - comentou Andriato.

A disputa contará com a presença de seis equipes estrangeiras: Portugal, Colômbia, Itália, Ruanda, Costa Rica e Estados Unidos. Também participam nove brasileiras, que ocupam as primeiras posições no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).  

A segunda etapa começa na quinta, e os ciclistas vão percorrer 175 quilômetros, de Angra dos Reis a Valença; a terceira, na sexta-feira, entre Valença e Rio das Flores, passa por localidades de Minas Gerais, (Rio Preto e Juiz de Fora), num total de 166 quilômetros, retornando a Valença. Na quarta etapa, sábado, as equipes irão rumo a Teresópolis. No domingo, na última parte, os ciclistas vão percorrer 145 quilômetros entre Teresópolis e Rio, passando por Niterói e cruzando a Ponte Rio-Niterói.

EQUIPES PARTICIPANTES
Area Metropolitana (Colômbia)
Quinta da Lixa (Portugal)
Southeast ProCycling Team (Itália)
Team Rwanda (Ruanda)
Champion System Stans No Tubes (Estados Unidos)
Seleção Nacional da Costa Rica (Costa Rica)
Equipe UFF de Ciclismo (Rio de Janeiro)
Carrefour Funvic Soul Cycling Team (São José dos Campos)
Equipe de Ciclismo de Taubaté (Taubaté)
São Francisco Saúde/Biosev (Ribeirão Preto)
Memorial/Santos/Fupes (Santos)
Avaí/FME Florianópolis/APGE (Florianópolis)
Green/Piracicaba/Arcelomittal/Shimano/Col (Piracicaba)
Team Osasco (Osasco)
Clube Dataro de Cliclismo (Cascavel)

ETAPAS E PERCURSOS 
1ª etapa: Rio de Janeiro - Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis - 158km)
2ª etapa:Angra dos Reis - Valença (Angra dos Reis, Piraí, Barra do Piraí e Valença - 175km)
3ª etapa: Valença – Rio das Flores (Valença, Rio Preto-MG, Juiz de Fora-MG, Matias Barbosa, Simão Pereira, Levy Gasperian e Rio das Flores - 166km)
4ª etapa: Valença - Teresópolis  (Valença, Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Petrópolis e Teresópolis - 153km)
5ª etapa:Teresópolis - Rio de Janeiro (Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Tanguá, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro - 145km)

Total: 797km
Premiação: R$ 50 mil

Globo Esporte

Comentários