Altitude deixa carros 'nervosos' e provoca quebra de recorde na F1

(Foto: AFP)
 
 
O GP do México tem tudo para ser um desafio e tanto para os engenheiros da Fórmula 1. Afinal, a altitude de 2.250m da Cidade do México gera uma série de preocupações - e criam a expectativa dos carros atingirem a maior velocidade da temporada na prova de classificação, que começa às 17h pelo horário de Brasília. A corrida será no mesmo horário, no domingo.
 
Quem explica os motivos para isso é Felipe Massa: "É uma pista que tem muitas coisas diferentes em relação aos outros circuitos, principalmente a altitude. É mais difícil fisicamente para os pilotos, para o carro, para o motor e para a parte aerodinâmica", disse o piloto brasileiro.
 
"Mesmo usando o máximo de carga aerodinâmica possível no carro, nessa pista temos menos downforce do que em Monza, onde utilizamos a menor asa possível. Isso é um dos efeitos da altitude. Então devemos ter uma velocidade de reta do nível de Monza, mas com carga aerodinâmica inferior. É uma mudança radical."
 
Isso ocorre porque, como o ar é mais rarefeito em comparação com regiões que estão mais próximas ao nível do ar, ele apresenta menos resistência, dificultando a estabilidade dos carros. Em outras pistas, isso é resolvido aumentando a inclinação das asas, para oferecer maior resistência. Mas nem isso é suficiente no caso da Cidade do México.
 
Com isso, a expectativa é de que a maior velocidade registrada até aqui na temporada, os 257,3km/h de Kimi Raikkonen no GP da Itália, seja superada com folga. "Além da pouca resistência, a reta aqui é uma das maiores do campeonato", disse Massa. Nos primeiros treinos livres, a marca já foi ultrapassada, com os carros chegando a 363km/h e a expectativa é de que as velocidades sejam ainda maiores na classificação.
 
O brasileiro apontou ainda a refrigeração dos sistemas como outra questão a ser observada neste final de semana.
"A refrigeração de freio é um problema, assim como a refrigeração do motor também é. Tudo é diferente em relação aos outros circuitos. Então é um final de semana importante, em que o trabalho tem de ser bem feito em todos os momentos para que não tenhamos nenhum tipo de problema."

UOL Esporte

Comentários