Medina cai em Portugal com 2º revés para compatriota e complica luta por bi

(Foto: WSL / Poullenot/Aquashot)


Gabriel Medina perdeu nas quartas de final e deu adeus à penúltima etapa do Mundial de Surfe, no mar de Peniche (Portugal). Em busca da liderança do campeonato para chegar à última prova da temporada sem depender de resultados dos rivais, o brasileiro foi eliminado pelo placar de 18.27 a 6.83. Nesta sexta-feira, o atual campeão sofreu 2ª derrota para o também brasileiro Italo Ferreira na etapa portuguesa.

Na rodada 4 da etapa, Medina caiu para a repescagem com derrota para Italo. Com isso, foi à repescagem e encarou o havaiano Keanu Asing. Ele venceu bateria equilibrada (9,26 a 5,30) para avançar ao duelo contra Ítalo Ferreira, quando acabou superado.

Quinto colocado no ranking, Medina sobe para a quarta colocação e não consegue chegar em melhores condições na última etapa do Mundial. Na semi, Italo enfrentará o local Vasco Ribeiro. O português é a surpresa do evento e eliminou Jeremy Flores, da França. A competição será finalizada ainda nesta sexta-feira.

Com as eliminações dos líderes Mick Fanning e Adriano de Souza, o Mineirinho, ainda nas fases iniciais em Portugal, o atual campeão mundial tinha caminho livre para buscar a liderança do Mundial. Quinto colocado do ranking, Medina precisava ser campeão da penúltima etapa do campeonato para assumir a ponta na classificação. Assim, dependeria apenas de seus resultados para conquistar o bi no Havaí.

O brasileiro Filipe Toledo, o Filipinho, faz a outra semifinal. Ele se classificou ao derrotar o australiano Joel Parkinson, com 10,37 a 8,67, nesta sexta. Filipinho, surpresa no início da temporada com títulos na Austrália e no Rio de Janeiro, enfrentará o norte-americano Brett Simpson por vaga na final.

O surfista também sonha com a liderança do Mundial ao fim do campeonato. Ele pode subir do sexto para o segundo lugar geral se vencer em Peniche.

Nesta combinação, Mick Fanning continuaria na liderança e dependeria apenas de seus resultados para conquistar o título. A última etapa do ano acontece em Pipeline, no Havaí.

UOL Esporte

Comentários