Ponto de Opinião: Estado de São Paulo volta ao seu poderio nacional

(Foto: Reprodução)


Enfim, os paulistas acordaram. Pode parecer pouco, mas pelo menos nos últimos três anos os grandes times paulistas sumiram de grandes decisões no país. O Blog do Esporte traz uma pequena análise de como as principais competições não tiveram um time paulistas nos últimos anos. Nossa análise se baseia no que diz respeito ao domínio estadual, que foi por muito tempo de São Paulo, mas se disseminou nos últimos tempos. 

Copa do Brasil
Pela primeira vez na história da copa irá acontecer uma decisão entre dois clubes paulista. A última vez que teve um time do estado na decisão foi em 2012, na decisão que o Palmeiras conquistou o título em cima do Coritiba. Em 2013, o Flamengo conquistou o título em cima do Atlético Paranaense e em 2014 foi a vez de Cruzeiro e Atlético Mineiro realizarem uma final mineira, conquistada pelo alvinegro.

Taça Libertadores
A Libertadores também repete o mesmo esquema. Em 2012, o Corinthians conquistou o seu primeiro título na história da competição, mas foi a última vez que uma equipe paulista esteve na decisão. O último título brasileiro na taça foi com o Atlético Mineiro em 2013, e também foi a última vez que um time do Brasil chegou à final nos últimos anos.

Copa Sul-Americana
Mais recente, a Sul-Americana teve a Ponte Preta em 2013 na decisão, quando perdeu o título para o Lanús, da Argentina. No ano anterior, o São Paulo tinha conquistado o título em cima do Tigre.

Campeonato Brasileiro
Exceto em 2015, as equipes paulistas tiveram pouco hiato na competição nacional. Em 2014, São Paulo e Corinthians estiveram na briga pelo título e conquistaram as vagas do G4. Em 2013, nenhum paulista figurou no G4, e em 2012, apenas o São Paulo conquistou um espaço na Libertadores pelo Brasileirão. Em 2011, foi a vez do Corinthians conquistar o título nacional.

Comentários