Presidente da Associação Europeia de Atletismo vê Rússia fora da Rio-16

(Foto: EFE/EPA/KAY NIETFELD)


Svein Arne Hansen, presidente da Associação Europeia de Atletismo, afirmou em entrevista à revista Athletics Weekly que não acredita na participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano.

Para o cartola, a Federação Russa (Araf) não conseguirá cumprir a tempo todas as determinações impostas pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf) para ter sua suspensão anulada. A entidade russa foi punida no mês passado por causa de envolvimento em um grande escândalo de doping confirmado em relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada). Foram 22 votos a favor e apenas 1 contra a suspensão.

"Neste momento, eles têm de aceitar as condições impostas, mas eu realmente não consigo vê-los competindo no Rio. Em março, a Iaaf receberá o primeiro relatório da comissão independente. Mas eles precisarão fazer muito, muito esforço para competir na Olimpíada", afirmou Hansen.

"Eles (russos) precisam ter uma mudança cultural. Precisam se livrar de todas estas pessoas que estão lá. Estou certo que as boas pessoas da Rússia trabalharão para que isso aconteça", completou.

Uma primeira visita da comissão independente está marcada para os dias 10 e 11 de janeiro.

Por causa da suspensão já é certo que os atletas russos não participarão do Campeonato Mundial Indoor de Portland (EUA), entre 17 e 20 de março.

UOL Esporte

Comentários