Sorteio dos grupos do futebol Olímpico acontece no Maracanã em 14 de abril

(Foto: Getty Images/Matthew Stockman)


Apaixonados por futebol podem marcar no calendário: 14 de abril de 2016. Esta é a data escolhida pela Fifa para o sorteio dos grupos do torneio Olímpico de futebol, que define a trajetória inicial das 28 seleções masculinas e femininas nos Jogos Rio 2016. O evento acontece no Maracanã, palco das grandes finais da competição, a partir das 10h30 (horário de Brasília). O torneio Olímpico de futebol será realizado entre 3 e 20 de agosto, com partidas em seis cidades do país (Rio, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo).

Distribuídas em quatro chaves, as 16 equipes masculinas se enfrentam em 24 partidas para a fase de grupos do torneio. Os dois melhores avançam para as quartas-de-final.

No feminino, 18 partidas compõem a primeira etapa da competição, que envolve 12 seleções divididas em três chaves. Avançam para a próxima fase as duas melhores equipes de cada grupo, além das duas melhores entre as equipes que ficaram em terceiro lugar.

Últimas vagas definidas em março
O mês de março será decisivo tanto para o masculino quanto feminino. Competindo pela última vaga na competição, Estados Unidos e Colômbia têm encontro marcado nos dias 25 e 29 de março. Brasil, México, Honduras, Argentina, Portugal, Alemanha, Argélia, Iraque, Nigéria, África do Sul, Japão, Dinamarca, Suécia, Coreia do Sul e Fiji já estão garantidos.

Já no feminino, Estados Unidos e Canadá acabam de carimbar o seu passaporte para o Rio 2016 no classificatório continental das Américas encerrado neste domingo (21). Restam três vagas, que serão decididas até o dia 9 de março em torneios continentais asiático (2 vagas) e europeu (1 vaga). Além das equipes norte-americanas, Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Zimbábue, África do Sul e Nova Zelândia competem no Rio 2016.

Americanas podem conquistar quarto ouro Olímpico consecutivo no Rio
A seleção feminina de futebol dos Estados Unidos pode até ter algumas caras novas, mas continua a apresentar a potência e o favoritismo de sempre. Dona de quatro das cinco medalhas de ouro distribuídas nos Jogos Olímpicos até hoje (só perdeu em Sydney 2000, batida pela Noruega na final), a equipe hoje é capitaneada por Carli Loyd, As adversárias podem ficar preocupadas: as americanas passaram por todas as etapas do Classificatório Continental das Américas e Caribe sem levar nenhum gol e consagrando Morgan Brian como melhor jogadora, Crystal Dunn no topo da artilharia e Hope Solo como melhor goleira da competição. Na final, reviveram a decisão dos Jogos de Londres 2012, vencendo novamente o Canadá por 2 a 0.

Entre os homens, até 1992, equipes europeias venceram 17 dos 20 torneios Olímpicos disputados. Desde então, abriram espaço para as seleções do continente americano e do africano. Nigéria e Camarões levaram o ouro, respectivamente, em Atlanta 1996 e Sydney 2000, enquanto a Argentina levou a melhor em 2004 e 2008, e o México ficou no topo do pódio em 2012. O Brasil segue em busca do inédito título – já chegou perto duas vezes, ficando com o bronze em 2008 e a prata em 2012. 

Rio 2016

Comentários