Com Seleção Brasileira, carateca de Ribeirão vence etapa da Premier League na Áustria

(Foto: Divulgação - WKF) 


O carateca Vinícius Figueira (até 67 kg), da Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME – Secretaria Municipal de Esportes / Total Health / Clínica Collucci / Instituto Ricardo Aguiar) é o campeão da etapa da Áustria da Premier League. Com cinco vitórias em cinco lutas, neste último final de semana, o atleta conquistou o seu primeiro título internacional da temporada. Comandado por Ricardo Aguiar, em Ribeirão Preto e na Seleção Brasileira, ele agora terá como ápice o mundial da categoria, que será realizado em outubro, também na Áustria.

O caminho para o ouro começou com uma vitória por 4 x 0 sobre o suíço Nicola Siggilo. Depois, o brasileiro encarou o montenegrino Jovic Vladimir em um duelo apertado, com vitória simples de um a zero.

No terceiro combate, o adversário foi Stefan Joksic, da Sérvia. Figueira venceu bem, fazendo 7 x 0. Na semifinal, o carateca da Equipe de Ribeirão Preto enfrentou o bósnio Mensur Djozic, em luta vencida por cinco a zero.

Na final, o oponente foi o austríaco Thomas Kasser, que ocupa a quinta posição no ranking mundial (duas abaixo de Figueira, o terceiro melhor). O combate derradeiro foi duro, mas deu Brasil. Com o placar de 1 x 0, Vinícius Figueira sagrou-se campeão da etapa de Salzburg.

Para o técnico Ricardo Aguiar, essa conquista foi uma oportunidade de ele se firmar em competições internacionais e de garantir mais confiança para a sequência de lutas internacionais, como outras etapas da Premier e o Pan-Americano, daqui há um mês, no Rio de Janeiro. “O Vinícius precisava de um resultado positivo fora do país. Com título, então, melhor ainda. Ele lavou a alma. Esse primeiro lugar na etapa da Áustria, que foi forte, serve como uma motivação a mais para ele, já que o mundial é lá também. Em outras etapas, senti ele um pouco ansioso. Agora, retomou a confiança e melhorou o tempo de luta”, afirma Aguiar.

Além de Figueira, a Seleção Brasileira subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria até 55kg entre as mulheres. Valéria Kumizaki, atual campeã da Premier League e vice-líder do ranking mundial, venceu a etapa austríaca ao bater Syakilla Salni, da Malásia, na final.

Comentários