Estádio Olímpico é apresentado no Rio após passar por adequações para o Rio 2016

(Foto: Ministério do Esporte)


Construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, o Engenhão passou por mudanças para sediar os Jogos Rio 2016. Com a instalação de arquibancadas temporárias nos setores Norte e Sul, o estádio aumentou sua capacidade de público de 45 mil para 60 mil espectadores. Na área de competição, a pista principal e a de aquecimento foram substituídas.

Outras importantes intervenções foram feitas na parte elétrica, adequada para atender requisitos de novas tecnologias de transmissão e exigências dos Jogos. Foram alterados os sistemas de distribuição de energia, som e iluminação; a infraestrutura para passagem de cabos do sistema de cronometragem, energia e transmissão; aumento do número de câmeras de segurança; instalação de bebedouros; construção de banheiros acessíveis; pintura e limpeza; adequações de acessibilidade para público e atletas cadeirantes; e recuperação de paredes e pisos.

A prefeitura do Rio ainda construiu a estrutura metálica que abrigará o painel eletrônico de resultados, que terá 30 metros de comprimento por nove de altura. O telão utilizará a tecnologia de LED e será o maior já instalado em estádios. Atletas e público poderão acompanhar nele os resultados e assistir novamente aos melhores momentos das provas. A tecnologia será montada pelo Comitê Organizador Rio 2016.

A partir deste sábado (14.05), o Engenhão recebe o Campeonato Íbero-Americano de atletismo, evento-teste da instalação. As provas vão até segunda-feira (16.05). A competição reunirá 300 atletas de 25 países. Depois, entre 18 e 21 de maio, será a vez de o estádio sediar o Open Internacional de Atletismo Paralímpico. 

Praça
No entorno do estádio, o destaque é a Praça do Trem, que teve os galpões restaurados e recebeu nova iluminação, paisagismo, reparos na rede de drenagem e pavimentação. A Praça do Trem tem aproximadamente 35 mil metros quadrados e recebeu um conjunto de melhorias urbanísticas e construção de calçadas e ciclovia. O projeto incluiu uma esplanada acessível para facilitar a circulação e atender a logística de operação dos Jogos. Após o evento, será uma praça com mobiliários urbanos. Durante os Jogos, será o principal acesso do público ao Engenhão.

Cerca de 90 árvores foram plantadas, respeitando a visibilidade dos galpões. A iluminação utiliza lâmpadas de LED e 15km de dutovias para garantir eficiência energética e permitir o uso do local durante a noite. Logo após os Jogos, será inaugurada na Praça do Trem a Nave do Conhecimento Olímpica, instalada em um prédio de dois andares, com salões de mil metros quadrados.

Grafite
Quem chega ao Engenhão pela Praça do Trem pode conferir obras dos grafiteiros Airá OCrespo, Cazé, Duim, Gil Faria, Josué, Pakato, Rena e Sark, reunidas pelo Instituto Eixo Rio. Os desenhos estão em um painel de 400 metros quadrados e são inspirados em comportamentos despojados atribuídos aos cariocas e em pontos turísticos como Arcos da Lapa, Maracanã, Corcovado, Praça da Apoteose e Pão de Açúcar.

Além da reforma da praça, o projeto de revitalização dos arredores do Engenhão, iniciado em 2014, inclui a reurbanização das ruas do entorno do estádio. Na primeira fase, entregue em janeiro de 2015, foram beneficiadas as ruas que formam o quadrilátero do entorno do estádio. Elas ganharam acessibilidade, novos passeios, meios-fios e sarjetas, uma ciclovia com 2 quilômetros de extensão, além de infraestrutura para nova iluminação e posterior conversão de redes aéreas para subterrâneas.

A segunda parte do projeto contemplou a reurbanização de 32 vias visando à melhoria de acessibilidade no bairro com nova pavimentação de calçadas, recapeamento das faixas de rolamento e realinhamento de meios-fios. Também foram executados serviços de manutenção, limpeza e reforço de captação superficial na rede de águas pluviais, eliminando pontos de alagamento no bairro. O investimento total nas intervenções foi de R$ 115,6 milhões.

Ministério do Esporte

Comentários