Fundado em 2009, 'time mais odiado' da Alemanha garante acesso à Bundesliga

(Foto: BORIS STREUBEL/BONGARTS/GETTY IMAGES)


Conhecido como o time mais odiado da Alemanha, o RB Leipzig jogará a primeira divisão do Campeonato Alemão na próxima temporada. A equipe, fundada em 2009, conquistou o acesso neste domingo com uma vitória sobre o Karlsruher por 2 a 0 na Red Bull Arena, em Leipzig.

O resultado garantiu ao RB Leipzig a segunda colocação da Segundona alemã, com 67 pontos, e agora a equipe não pode mais ser alcançada pelo Nurnberg, terceiro colocado. O Freiburg, líder da competição, já havia garantido o acesso.

O polêmico time foi fundado pela empresa de energéticos Red Bull com o nome de Red Bull Leipzig em 2009, no entanto, o regulamento da DFB (Federação de Futebol Alemã) proíbe o uso de nomes de empresas nas equipes, o que fez a agremiação mudar para RasenBallsport Leipzig.

O fato de ser fundado pela empresa e o sucesso alcançado irritaram grande parte das equipes da 2.Bundesliga (segunda divisão alemã), e o RB Leipzig sofreu durante toda a temporada com protestos de torcidas e diretorias de seus adversários, onde quer que jogassem. As reclamações alegavam que a equipe representava o fim da "tradição" do futebol.

O Leipzig é um dos cinco clubes mantidos pela Red Bull pelo mundo. Além dele, a empresa gere o Red Bull Brasil, o New York Red Bulls, o Red Bull Salzburg, da Áustria, e o Red Bull Ghana.

ESPN

Comentários