sexta-feira, 27 de maio de 2016

Medalhista do judô perde em estreia e pode ficar fora da Olimpíada do Rio

(Foto: Divulgação/Rio 2016)


Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o judoca Felipe Kitadai está com sua participação na Olimpíada do Rio de Janeiro em agosto muito ameaçada. Nesta sexta-feira, o atleta que compete na categoria até 60 kg foi eliminado na estreia do Masters de Guadalajara (MEX) e não conseguirá superar o compatriota Eric Takabatake no ranking olímpico.

Takabatake que entrou na disputa com 21 pontos de vantagem (1.252 a 1.231) também caiu na primeira luta e desta forma manterá a vantagem.

O ranking mundial servirá como base para a convocação dos judocas para a Olimpíada, mas não será o único critério. A relação dos convocados será divulgada na próxima quarta-feira pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

"Claro que existem alguns outros fatores que podem ser levado em conta. Por exemplo, se o atleta está em um momento de ascensão ou queda e qual tem sido o seu desempenho nas competições mais recentes. Mas a tendência maior é que seja o ranking mundial. Dá mais transparência a todo o processo", explicou ao UOL Esporte Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ.

O algoz de Kitadai no Masters de Guadalajara foi o sul-coreano Won Jin Kim, que venceu por 2 yukos a 1. Já Takbatake caiu ante o francês Walide Khyar por ippon.

UOL Esporte