Com taekwondo aprovado, Rússia diz ter 272 atletas liberados para Rio-2016

(Foto: AP Photo/Patrick Semansky)


O ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, afirmou nesta sexta-feira que 272 atletas do país estão liberados para competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um número final de competidores aprovados pelas federações após análise do histórico de doping será apresentado no sábado.

Nesta sexta, o chefe de taekwondo da Rússia, Anatoly Terekhov, anunciou que a modalidade também está confirmada no Rio de Janeiro com todos os três lutadores classificados liberados.

A situação é consequência da determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que cada federação decidisse quem estava apto a competir diante do escândalo de doping que provocou o banimento da equipe de atletismo do país na Olimpíada.

A expectativa da Rússia era contar com 387 atletas no Rio de Janeiro, mas o escândalo de doping tem provocado baixas diárias. Com o atletismo excluído e vetos em esportes aquáticos, canoagem, remo, vela e pentatlo moderno, o número deve ficar abaixo dos 300.

A Rússia ainda espera o posicionamento de algumas poucas federações, principalmente levantamento de peso e boxe, para chegar ao número finais de integrantes na delegação. Grande parte da equipe russa chegou ao Rio de Janeiro na noite de quinta-feira. 

UOL Esporte

Comentários