Federação de Tiro com Arco aprova participação de três russas nos Jogos do Rio

(Foto: Getty Images)


A Federação Internacional de Tiro com Arco (Fita) aprovou nesta segunda-feira a participação das atletas russas Tuiana Dashidorzhieva, Ksenia Perova e Inna Stepanova nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Respondendo ao pedido do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que cada federação decida sobre a participação dos atletas russos em suas respectivas modalidades, os membros do Comitê Executivo da Fita se reuniram e concordaram em permitir a inscrição no torneio olímpico das três atletas.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a instituição explicou que a reunião não teve a participação do russo Vladimir Esheev, por entender que existia um conflito de interesses, e do presidente da Fita, Ugur Erdener, por ser membro do órgão executivo do Comitê Olímpico Internacional.

Durante o encontro, os participantes parabenizaram o COI pela "valente decisão de não punir a equipe russa em seu conjunto." "Teria sido injusto com os atletas russos que estão limpos e não tem nada a ver com o escândalo antidoping", indicou no comunicado.

A Fita explicou que, desde a revelação do escândalo de doping na Rússia, foram realizadas análises adicionais, dentro e fora de competição. "Nenhum russo apresentou resultados anômalos. Essas três atletas foram submetidas a diferentes testes e não foi detectado doping", destacaram.

ESPN

Comentários