Brasileiros estreiam bem e vão às quartas de final no taekwondo na Rio-2016

(Foto: ISSEI KATO/REUTERS)


A brasileira Iris Sing estreou nesta quarta-feira (17) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A atleta fez boa luta na estreia e derrotou a neozelandesa Andrea Kilday. Com isso, a atleta avançou para as quartas de final do taekwondo na categoria até 49 quilos. Agora, Iris enfrentará a mexicana Adilene Bastidas, número 2 no ranking da Federação Internacional de Taekwondo, que derrotou a congolesa Rosa Lukusa.

"Fiquei nervosa depois de começar ganhando. Isso sempre acontece comigo de começar ganhando e levar sufoco no fim. Tenho certeza que vou levar esporro do meu técnico", revelou a atleta após garantir a classificação.

Iris Sing entrou para o duelo como favorita a avançar de fase. 14ª colocada no ranking da Federação Internacional de Taekwondo, a atleta estreou na competição contra a 117ª colocada. No entanto, a brasileira não teve vida fácil. No primeiro round, a brasileira teve dificuldade para conectar golpes na rival e venceu por 2 a 1.

Já no segundo round, Iris voltou com melhor controle da distância e conectou dois golpes logo no início. Outros chute bem conectados ampliaram a vantagem da brasileira, que venceu o segundo round por 6 a 1.

No último round, Andrea tentou adotar postura mais agressiva para diminuir a vantagem da brasileira. A neozelandesa conectou um bom golpe no início e diminuiu a vantagem de Iris para quatro pontos. Em troca franca de golpes, Andrea conectou bons golpes, mas um contragolpe de Iris fez o placar terminar em 7 a 5 para a brasileira. 

A representante brasileira na divisão aguarda até às 15h00 desta quarta, quando disputará as quartas de final. 

"Agora vou pra Vila (Olímpica), fazer banheira de gelo, fisioterapia e depois voltar para lutar de tarde", salientou Iris.

Venilton Teixeira estreia com vitória contra israelense

O brasileiro Venilton Teixeira foi outro brasileiro a estrear na modalidade nesta quarta-feira. O atleta, que compete na categoria até 58 quilos, enfrentou o israelense Ron Atias e também garantiu vaga nas quartas de final ao derrotar o adversário por superioridade técnica: 16 a 2.

No primeiro round, o brasileiro dominou o centro do ringue e tomou a iniciativa do combate. Com bons golpes, o brasileiro abriu três pontos de vantagem e terminou o período vencendo por 3 a 0.

No segundo round, Venilton aplicou belo chute em Atias e ganhou cinco pontos. Insatisfeito com a decisão do árbitro, o técnico israelense pediu a revisão da pontuação. Após a análise, um ponto foi retirado do brasileiro, que continuou com ampla vantagem sobre Atias.

Com novo chute, Venilton somou mais três pontos e ampliou a vantagem para 10 a 1. Em troca franca de golpes, novo golpe conectado pelo brasileiro decretou a sua vitória por 16 a 2, já que ele obteve vantagem maior que 12 pontos. 

Agora, o brasileiro, que é medalha de bronze no campeonato mundial da modalidade, mas na divisão até 54 quilos, descansa até às 15h15, quando voltará ao ringue para enfrentar o mexicano Ruben Navarro, que derrotou o libanês Yousef Shriha.

UOL Esporte

Comentários