terça-feira, 16 de agosto de 2016

De forma surpreendente, Thiago Braz leva ouro no salto com vara na Rio 2016

(Foto: AFP)

Por Nicholas Araujo
Engenhão, Rio de Janeiro


Aos 22 anos, o brasileiro Thiago Braz colocou seu nome de vez no atletismo olímpico mundial. Sem favoritismo, o atleta conseguiu a incrível marca de 6,03 metros na categoria salto com vara e levou a medalha de ouro na noite dessa segunda-feira (15). De quebra, o brasileiro conseguiu o novo recorde olímpico da modalidade.

A disputa ficou acirrada entre Thiago e o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico da Londres 2012 e recordista mundial, com incríveis 6,16 metros de altura. Na Rio 2016, o francês conseguiu um alcance de 5,98 metros.

Com atraso devido as fortes chuvas que castigaram o Engenhão, a disputa foi até quase meia noite e levantou o pequeno público que estava no estádio olímpico. 

Lavillenie iniciou sua participação e conseguiu cravar as marcas de 5,75m, 5,85m, 5,93m e 5,98m, enquanto Thiago fechou seus dois primeiros saltos em 5,75m e 5,93m. Em busca da medalha de ouro, o brasileiro ousou e tentou passar a marcar de 6 metros, onde ele conseguiu alcançar os 6,03 metros na segunda tentativa.

Em seguida, o francês tentou superar a marca de 6 metros e foi vaiado pela torcida, mas seus saltos não tiveram sucesso e Thiago acabou a bela noite chuvosa na Cidade Maravilhosa com a medalha de ouro estampada no peito, para a alegria do torcedor brasileiro.