Decisões controversas fazem com que árbitros do boxe sejam excluídos

(Foto: Jason Getz-USA TODAY Sports)


Vários juízes e árbitros de boxe foram excluídos dos Jogos Olímpicos Rio 2016 nesta quarta-feira. O anúncio oficial foi feito pela Associação Internacional de Boxe Amador. O motivo é que esses profissionais estiveram envolvidos em diversas decisões controversas nos combates. A instituição detectou que muitos resoluções emitidas pelos julgadores estavam abaixo do nível esperado. Apesar de reconhecer os  erros, a AIBA afirmou que os resultados das lutas vão ser mantidos.

A entidade que regula o boxe amador admitiu que passa por um "processo de transição" e está investindo na capacitação dos árbitros e fazendo algumas avaliações com esses profissionais.

- Ao longo do caminho temos de afiar a lâmina com os nossos funcionários, com mais formação, mais avaliação. Os árbitros e juízes em causa deixarão de oficiar nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro - confirmou um oficial da AIBA, sem revelar quantos profissionais deixarão de trabalhar no torneio olímpico.

O caso que serviu de estopim para toda essa reação foi a polêmica derrota do lutador irlandês Michael Conlan, na última terça-feira. Ele perdeu para o Russo Vladimir Nikitin nas quartas de final peso galo até 56kg na decisão unânime dos árbitros, mesmo muitos especialistas avaliando que Conlan venceu até de maneira confortável o combate. O resultado foi considerado absurdo por muitos que acompanharam o combate. O lutador protestou de forma veemente e postou uma crítica ao resultado em uma rede social, ironizando a credibilidade da AIBA e dizendo que os árbitros arruínam sonhos.

- Eu posso entender que a frustração é aumentada quando há uma quantidade significativa de meios de comunicação que também acreditam que ele deveria ter vencido. Vamos continuar a avaliar. Os treinadores são instruídos quanto aos critérios melhores e os funcionários estão constantemente se aprimorando. Esperamos ir a uma Olimpíada no futuro e 100% das lutas serem aceitas por treinadores, mídia, atletas e dirigentes. É uma construção que leva tempo - afirmou Tom Virgets, um dos membros da AIBA.

Novas regras na Rio 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio marcaram mudanças profundas nas regras do torneio do boxe, primeiro com a retirada do protetor de cabeça, o que ocasionou um maior números de traumas e sangramentos durante os combates. O sistema de pontuação também mudou. Antigamente, os juízes contavam cada golpe encaixado com um ponto. Os pontos eram somados e expostos em um placar durante o combate. Agora cinco árbitros julgam a luta e um computador escolhe aleatoriamente três pontuações válidas. O vencedor de cada round ganha 10 pontos e o perdedor uma pontuação menor. Os critérios avaliados são qualidade dos socos, combatividade efetiva e superioridade tática. A avaliação é bem próxima da do boxe profissional.

Globo Esporte

Comentários