Flavia Oliveira está pronta para defender o Brasil no clcismo de estrada dos Jogos do Rio

(Foto: Divulgação)


Vivenciando o clima olímpico desde 1º de agosto, quando desembarcou na Cidade Maravilhosa, a carioca Flavia Oliveira está a poucos dias da prova mais importante da carreira. Aos 34 anos, Flavia disputará pela primeira vez os Jogos Olímpicos, para realizar seu sonho de infância, após ter começado no ciclismo apenas aos 25 anos. Mesmo assim ela chega com uma grande bagagem ao competir em diversas equipes internacionais.

"Até o momento é tudo muito surreal. Uma coisa que eu pensava e sonhava em poder participar quando eu era criança, assistindo aos Jogos Olímpicos pela televisão, e imaginava que honra seria poder representar esse País um dia. Quando cheguei aqui no começo da semana sentia que estava assistindo um filme. Ser hoje uma de centenas de atletas vestindo as roupas verde e amarela do Brasil aqui no Rio de Janeiro é algo muito especial", avalia Flavia.

"É uma mistura de vários sentimentos. Claro que estou ansiosa e até bate um nervosismo, mas também me sinto muito feliz, emocionada, orgulhosa e honrada de poder representar o nosso País. A partir de agora, faltando poucos dias, tenho que tentar focar ao máximo. No momento isso parece ser o mais difícil de fazer em uma vila olímpica, que é uma situação totalmente única para um atleta. Você sai da sua rotina, é algo muito diferente. O clima é muito legal, uma experiência bem bacana", acrescenta.

A prova do ciclismo de estrada feminino na Rio 2016 será realizada no domingo (7), às 12h15, e contará com 130 km no estilo de montanha, característica de Flávia. O percurso tem começo e fim no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, passando por bairros como Ipanema, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, além de passar pela Reserva de Grumari e pela tradicional Vista Chinesa, na Floresta da Tijuca, que proporciona uma linda vista da capital fluminense.

"O percurso é maravilhoso, já conhecia antes e sabia que seria difícil e bem duro em termos técnicos. Todas as rivais estão bem preparadas, para uma competição única. Com certeza favorece as atletas montanhistas. Por isso e também por eu estar em casa, sei que a pressão será grande. Mas, ao mesmo tempo, tenho o privilegio de competir nas mesmas estradas que eu treino quando vou visitar a minha família no Brasil", destaca a ciclista.

Campeã brasileira de ciclismo em 2014 e vencedora do prêmio de montanha do Giro da Itália no ano passado, Flavia Oliveira chega ao Rio de Janeiro em um bom momento na carreira. Em sua preparação final para a Olimpíada, a ciclista carioca conquistou o título de montanha do Tour de Feminin, na República Tcheca, e foi vice-campeã do Tour da Polônia. As duas competições foram disputadas recentemente, no mês de julho.

ZDL

Comentários