Tite convoca seleção pela 1ª vez com 7 campeões olímpicos e 3 novidades

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)


Dois meses após a sua apresentação, o técnico Tite divulgou a sua primeira convocação da seleção brasileira nesta segunda-feira (22) com novidades. O lateral Fagner (Corinthians), o atacante Taison (Shakhtar, da Ucrânia) e o meio-campista Rafael Carioca (Atlético-MG), além dos retornos do lateral Marcelo (Real Madrid) e do meio-campista Paulinho (Guangzhou Evergrande, da China), foram as principais surpresas da lista para os dois próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da América do Sul.

Tite fará sua estreia pela seleção brasileira no dia 1º de setembro contra o Equador, em Quito. A primeira partida do treinador em casa será no dia 6 de setembro, diante da Colômbia, em Manaus.

Na relação há ainda sete campeões olímpicos sob comando do Rogério Micale na Rio-2016: o goleiro Weverton, os zagueiros Rodrigo Caio e Marquinhos, o meio-campista Renato Augusto e os atacantes Gabriel Jesus, Gabigol e Neymar.

"O Rafael Carioca está em grande fase desde o ano passado. É merecedor desde o ano passado. O Fagner fez um grande campeonato e vem fazendo esse ano de novo", disse em entrevista.
No total, oito convocados atuam no Brasil. O técnico afirmou que eles levaram vantagem neste momento pelo fato de estarem em atividade. Na Europa, as competições começaram recentemente.

O Brasil entrará em campo pressionado por uma posição incômoda nas Eliminatórias. Com nove pontos, o país é o sexto colocado, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo da Rússia de 2018 (avançam os quatro primeiros e o quinto disputará a repescagem).

A situação, inclusive, fez Tite destacar que o momento é de priorizar a classificação para a Copa do Mundo, e não de reformular o elenco. "Tem jogadores fora em função de problema clínico [não citou quais]. Eu não vou ficar lamentando situações. Essa convocação é para esses dois jogos, é preciso ser justo neste momento. Não estamos nos classificando para a Copa (no momento)", disse. Sem citar, um deles é o zagueiro Thiago Silva, do PSG, da França.

Assim, em relação à lista original - sem os cortes posteriores - apresentada por Dunga para a Copa América, a última antes de sua saída, são 12 jogadores remanescentes na lista de Tite, sendo que os zagueiros e os meio-campistas ofensivos são praticamente os mesmos. Vale lembrar que Neymar ficou fora para jogar a Olimpíada. São eles: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Gil, Marquinhos, Rodrigo Caio, Casemiro, Renato Augusto, Coutinho, Lucas Lima, Willian e Gabigol.

Chama a atenção ainda a convocação de Paulinho, seu homem de confiança no Corinthians campeão da Libertadores e Mundial em 2012, que agora joga na China. "A carreira dele fala por si só. Ele é campeão da Copa das Confederações, foi acompanhado in loco e por esses fatores foi chamado". Gil, Fagner e Renato Augusto também foram treinados por Tite no Corinthians.

Veja a lista completa:
Goleiros:

Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros:

Miranda (Internazionale-ITA)
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais:

Fagner (Corinthians)
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)

Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rafael Carioca (Atlético-MG)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Giuliano (Zenit-RUS)
Willian (Chelsea-ING)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Lucas Lima (Santos)

Atacantes:

Neymar (Barcelona-ESP)
Gabigol (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Veja mais declarações de Tite

Decisivo no ouro, Weverton já estava na mira, diz Tite
Todo o acompanhamento que eu fiz com o Weverton, de jogos e de treinamentos do Maia, que é o técnico de goleiros da seleção, juntamente com o Taffarel. E esse primeiro filtro dos goleiros é dado ao Taffarel, para que depois haja uma definição minha de palavra final. Todos os profissionais que trabalharam com o Weverton falaram que ele tem todas as características. Já estava dentro do nosso projeto de acompanhamento.

Jogadores que já trabalharam com Tite tem vantagem?
Segundo, queria uma conotação diferente de 'parças' [repórter perguntou se ele chamaria 'parças']. Para mim, tem uma conotação de 'privilégio'. Talvez um outro adjetivo. Eu acompanho e conheço os jogadores até porque trabalhei com eles. Acompanhei o Taison in loco e ele joga em uma função que nos deixa ter jogo apoiado, com triangulações, e de ter profundidade e velocidade. O Giuliano tem feito grandes campanhas há duas temporadas e foi o melhor jogador do Internacional na conquista da Libertadores. O Paulinho fala por si só. Se fosse só por ser 'parça', eu traria o Elias, mas entendo que ele precisa de uma sequência e uma retomada para o seu padrão normal. Quero ser justo e acompanhar o momento dos atletas.

Não haverá convocação para agradar região, diz
Eu busco dentro da minha qualificação profissional ser extremamente isento. Não colocar a região, não colocar se é europeu. Qualquer que seja o centro. Eu vim para o Rio de Janeiro e não convoquei atletas do Rio de Janeiro para fazer média. Eu quero errar, mas dentro de uma lógica de ser justo. Não tenho a pretensão de olhar mais para um ou para outro. Até porque tem jogadores que todos os técnicos do Nordeste trabalharam com ele e falam bem dele, mas não vou falar quem é.

UOL Esporte

Comentários