Daniel Dias fatura 1º ouro e mantém meta de ser maior medalhista da natação

(Foto: Sergio Moraes/Reuters)


Maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Paraolímpicos, Daniel Dias, 28, conheceu nesta quinta-feira (08) o pódio da Rio-2016. O nadador venceu os 200 m livre da categoria S5, prova em que detém o recorde mundial e já havia conquistado o ouro em Pequim-2008 e Londres-2012. Com isso, abriu caminho para a meta pessoal de se tornar o recordista de pódios nas piscinas paraolímpicas em todos os tempos.

"A vibração da torcida foi a maior emoção que senti na piscina. Meu coração parecia que ia subir pela garganta e sair pela boca", descreveu o brasileiro à reportagem após a prova.

Foi o segundo ouro do Brasil na Rio-2016 (o país também conseguiu uma prata). A meta do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) é incluir entre os donos da casa entre os cinco primeiros no quadro de medalhas orientado pelo número de vitórias.

A medalha foi a 16ª de Daniel Dias em Jogos (11 ouros, quatro pratas e um bronze). O brasileiro está inscrito em nove provas da Rio-2016 e precisa chegar ao pódio em todas se quiser ultrapassar o australiano Matthew Cowdrey, dono de 23 láureas, que é o atual recordista da natação paraolímpica e não disputa a Rio-2016.

O plano de bater Cowdrey começou com perfeição nesta quinta-feira. Ovacionado pela torcida desde o momento em que entrou na área da piscina, Daniel Dias abriu vantagem logo nos primeiros metros e nadou na frente em toda a prova. O brasileiro completou os 200 m livre em 2min27s88, pouco acima dos 2min27s83 que haviam rendido o ouro em Londres-2012.

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Daniel Dias nasceu com uma má formação congênita nos dois braços e uma perna. Aprendeu a nadar apenas em 2004, aos 16 anos, e estreou em Jogos Paraolímpicos em Pequim-2008. Saiu da competição na Ásia com nove medalhas (quatro ouros, quatro pratas e um bronze).

Em Londres-2012, Dias foi ainda melhor. Coletou seis medalhas (todas de ouro) e se consolidou como o brasileiro com mais pódios em Jogos.

Além dos pódios paraolímpicos, Daniel Dias já obteve 30 medalhas em Mundiais, 27 em Jogos Parapan-Americanos e seis recordes mundiais. O brasileiro já ganhou três vezes o prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte.

UOL Esporte

Comentários