Massa larga em 11º após anúncio de adeus; Hamilton faz a pole em Monza

(Foto: GIUSEPPE CACACE/AFP)


Líder do Mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton largará na pole position no GP de Monza. O piloto inglês terá ao lado no grid o companheiro de Mercedes Nico Rosberg. Em sua última temporada na categoria, Felipe Massa fez o 11º tempo no treino oficial deste sábado. O brasileiro não conseguiu avançar para o Q3 e justificou o rendimento ruim no treinamento.

"Aconteceu que na última tentativa de tempo havia bastante carro na frente e eu tive que ir muito devagar. Além disso, houve um problema com pneu. Não estava da maneira como queria. Não tinha o peso do começo da volta, não consegui melhorar a volta", disse Massa ao Sportv. A largada do GP da Itália, 14ª etapa do campeonato, será às 9h do domingo, pelo horário de Brasília. Hamilton lidera com nove pontos de vantagem para Rosberg.

Sebastian Vettel larga em terceiro, seguido de Kimi Raikkonen, ambos da Ferrari. A dupla ferrarista, contudo, terá uma estratégia diferente dos dois primeiros colocados, uma vez que ambas as Mercedes vão largar com o pneu macio, que não deve ser tão bom para os primeiros metros, mas vai garantir que os pilotos demorem mais para fazer sua primeira parada, abrindo a possibilidade de Hamilton e Rosberg adotarem a estratégia de um pit stop.

Q1
Enquanto Hamilton e Rosberg conseguiam a primeira e segunda colocações com folga, o alemão Pascal Wehrlein roubava a cena ao colocar a nanica Manor na 15ª colocação, as duas Renault e as duas Sauber foram eliminadas, juntamente do companheiro de Wehrlein, que sequer chegou a marcar tempo, com problemas em seu carro, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso.

Um dos eliminados, Nasr revelou que o motor falhou durante a reta, problema com o qual vem convivendo nas últimas etapas. Trata-se de algo bastante prejudicial para o circuito de Monza, o de maior velocidade média da temporada. Ainda assim, o brasileiro da Sauber superou o companheiro Marcus Ericsson e vai largar na 18ª colocação. "É um problema que venho tendo sempre que fica mais quente", revelou o piloto.

Q2
A superioridade das Mercedes era tanta que seus dois pilotos fizeram a segunda parte de classificação com o composto macio, uma vez que os pilotos que largam do top 10 são obrigados a começar a prova com o pneu com que fazem o Q2 e não se espera que o supermacio dure por muitas voltas no início da prova. A Red Bull chegou a tentar a mesma tática, mas teve de voltar à pista com os supermacios porque Max Verstappen e Daniel Ricciardo não conseguiram tempos rápidos o suficiente para se garantirem no top 10.

Com o cronômetro já zerado, os eliminados eram Carlos Sainz, Romain Grosjean, Nico Hulkneberg, Pascal Wehrlein e as duas McLaren, de Fernando Alonso e Jenson Button. Porém, nas últimas voltas, ambas as Force India melhoraram e tiraram Felipe Massa do top 10, relegando o brasileiro ao 11º lugar no grid de um GP no qual foi ao pódio nos últimos dois anos.

Além de Massa, ficaram de fora da luta pelo top 10 Grosjean, as McLaren, Wehrlein e Sainz. Grosjean, contudo, perde cinco posições no grid devido à troca do câmbio.

Q3
O domínio de Lewis Hamilton continuou na última parte do treino, quando o inglês foi quase meio segundo mais rápido que o companheiro Rosberg, algo especialmente significativo em Monza, pista na qual as diferenças não costumam ser altas. Depois de ter ficado atrás de Kimi Raikkonen por quase todo o treino, Vettel conseguiu a vantagem na última tentativa. 

Demonstrando a boa performance da Williams neste final de semana, Valtteri Bottas vai largar em quinto, ao lado de Daniel Ricciardo, da Red Bull, que superou o companheiro Max Verstappen por apenas 22 milésimos para ser sexto no grid. O top 10 foi completado por Sergio Perez, Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez.

Classificação do treino oficial

1. Lewis HamiltonING Mercedes-Mercedes1m 21.135s 
2. Nico RosbergALE Mercedes-Mercedes1m 21.613s 
3. Sebastian VettelALE Ferrari-Ferrari1m 21.972s 
4. Kimi RaikkonenFIN Ferrari-Ferrari1m 22.065s 
5. Valtteri BottasFIN Williams-Mercedes1m 22.388s 
6. Daniel RicciardoAUS Red Bull-TAG Heuer1m 22.389s 
7. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG Heuer1m 22.411s 
8. Sergio PerezMEX Force India-Mercedes1m 22.814s 
9. Nico HulkenbergALE Force India-Mercedes1m 22.836s 
10. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari1m 23.184s 

11. Felipe MassaBRA Williams-Mercedes1m 22.967s 
12. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari1m 23.092s * 
13. Fernando AlonsoESP McLaren-Honda1m 23.273s 
14. Pascal Wehrlein ALE MRT-Mercedes1m 23.315s 
15. Jenson ButtonING McLaren-Honda1m 23.399s 
16. Carlos Sainz JrESP Toro Rosso-Ferrari1m 23.496s 

17. Daniil KvyatRUS Toro Rosso-Ferrari1m 23.825s 
18. Felipe NasrBRA Sauber-Ferrari1m 23.956s 
19. Marcus EricssonSUE Sauber-Ferrari1m 24.087s 
20. Jolyon PalmerING Renault-Renault1m 24.230s 
21. Kevin MagnussenDIN Renault-Renault1m 24.436s 
22. Esteban OconFRA MRT-MercedesSem tempo

UOL Esporte

Comentários